Home
Tecnologia
Cinco curiosidades sobre o olho humano que você nem imagina
Tecnologia

Cinco curiosidades sobre o olho humano que você nem imagina

publisherLogo
Bons Fluidos
14/02/2025 10h45
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16462898/original/open-uri20250214-56-7ldjmk?1739530321
©Pexels/Ruslan Alekso
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Recentemente, uma polêmica tomou as redes sociais. Pessoas estavam vendendo suas íris dos olhos e especialistas estavam alertando sobre esse perigo. Abaixo, você entende o motivo e ainda aprende outras curiosidades sobre o olho humano. Leia mais:

Cinco curiosidades sobre o olho humano

  • Assinatura exclusiva: Primeiramente, a preocupação quanto às comercializações das íris dos olhos justifica-se por sua unicidade. Esta parte colorida do seu olho é única, o que a torna mais exclusiva que a digital, e ela guarda informações importantes sobre você, como doenças e traumas.
  • Visão em preto e branco: À medida que a luz diminui, as cores desaparecem. Isso porque nossos olhos dependem das células bastonetes para ver o mundo colorido. Essas, por sua vez, são sensíveis à luz e só conseguem distinguir as tonalidades com a presença da luminosidade. Sendo assim, no escuro, é o mesmo que ver a vida em preto e branco.
  • Tamanho único: Outra curiosidade interessante é que, diferente de todo o resto do corpo, os olhos ficam de um tamanho só até o resto da vida. Eles são perfeitamente dimensionados desde o nascimento.
  • De cabeça para baixo: A retina, que é responsável por captar as imagens, projeta tudo de cabeça para baixo. O cérebro que endireita o que vemos. Ou seja, basicamente, enxergamos o mundo ao contrário.
  • Dilatação da pupila: Por fim, você já deve ter ouvido alguém falar que seu olho estava brilhando quando via aquele ser especial. E isso realmente acontece porque a pupila dilata com a ansiedade de encontrar aquele por quem o coração bate mais forte. O resultado é que os olhos fiquem maiores e mais brilhantes, por exemplo.

Coceira nos olhos pode indicar alergia ao esmalte de unha

Você é o tipo de pessoa que costuma ter muita coceira na pálpebra? Há chances de você estar tendo uma reação alérgica a algum produto, segundo um estudo feito por pesquisadores brasileiros. Nele, de acordo com a Agência Einstein, descobriram que os brasileiros, que usam muitos cosméticos, podem ter alergia ao esmalte de unha. Confira:

No ensaio publicado nos Anais Brasileiros de Dermatologia, os estudiosos relataram que a dermatite alérgica costuma ser causada por cosméticos, perfumes, cremes, sabonetes e até mesmo bijuterias. Os sintomas são vermelhidão, inchaço e descamação. “Na maioria das vezes, a reação não ocorre imediatamente, ou seja, é mais tardia. Por isso, nem sempre a pessoa faz uma associação direta”, detalha a autora do estudo e dermatologista do Hospital Israelita Albert EinsteinMariana de Figueiredo Silva Hafner.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também