Médico do Imot traz da China técnica inovadora de cirurgia de coluna
Bons Fluidos

A Medicina tem avançado com novas técnicas e procedimentos menos invasivos para a recuperação mais rápida dos pacientes. Seguindo essa tendência, o médico especialista em coluna do Imot de Mogi das Cruzes, Rodrigo Nakao, participou de um curso internacional de especialização em cirurgia endoscópica biportal, que oferece mais segurança e alta eficácia no tratamento de hérnia. Para os pacientes do Imot, trata-se uma inovação e uma possibilidade de intervenção médica.
Nakao é ortopedista, especialista em coluna, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Coluna. Em busca do que há de mais atual em sua área de atuação, ele participou da atualização realizada no Hospital of Liaoning Province. A unidade é referência em atendimento, pesquisa e ensino na área médica de ponta, na cidade chinesa de Shenyang. O curso ocorreu entre 20 e 27 de julho.
Como funciona a cirurgia?
De acordo com Nakao, a capacitação com caráter prático no chamado “hands-on” (mãos à obra), teve participação ativa. Seu foco é o conhecimento da técnica conhecida como Biportal Endoscopic Spine Surgery. Trata-se de um método minimamente invasivo que utiliza dois pequenos orifícios na pele (inferiores a 1 centímetro) para acesso à coluna. Na cirurgia convencional, as incisões geralmente são maiores, de cerca de 10 centímetros.
Em seguida, o especialista do Imot explica que o novo procedimento é indicado para pacientes que possuem compressão da coluna ocasionada por hérnias ou estenose do canal vertebral. Ambos os casos são condições que afetam a coluna em razão do desgaste natural do envelhecimento.
Quais são os resultados?
O ortopedista vem realizando procedimentos com a nova técnica e os resultados têm sido animadores: “Se o paciente for operado pela manhã, pode receber alta no mesmo dia, à tarde. Além disso, o risco de infecção é menor, a dor no pós-operatório é reduzida e o tempo de internação e de recuperação também diminuem significativamente”, explica Nakao.
Em suma, para os pacientes do Imot, trata-se de um avanço significativo e uma nova opção para o tratamento: “É uma alternativa moderna, menos agressiva e com excelentes resultados clínicos. A cirurgia biportal endoscópica é uma inovação que reforça nosso compromisso com a qualidade, a segurança e a recuperação rápida dos nossos pacientes”, conclui o médico.
Sobre o Imot
Fundado em 1976, o Imot é um dos maiores institutos especializados em ortopedia e traumatologia do Brasil. Possui pronto atendimento diariamente na unidade de Mogi das Cruzes, consultas, fisioterapia e diversos tratamentos especializados. Além disso, conta com a Imot Care, com cuidados inter e multidisciplinares, e o Imot MovSaúde, com serviços exclusivos e inovadores.
*Texto – Assessoria Fiamini