Home
Tecnologia
Médico do Imot traz da China técnica inovadora de cirurgia de coluna
Tecnologia

Médico do Imot traz da China técnica inovadora de cirurgia de coluna

publisherLogo
Bons Fluidos
19/08/2025 17h41
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Medicina tem avançado com novas técnicas e procedimentos menos invasivos para a recuperação mais rápida dos pacientes. Seguindo essa tendência, o médico especialista em coluna do Imot de Mogi das Cruzes, Rodrigo Nakao, participou de um curso internacional de especialização em cirurgia endoscópica biportal, que oferece mais segurança e alta eficácia no tratamento de hérnia. Para os pacientes do Imot, trata-se uma inovação e uma possibilidade de intervenção médica.

Nakao é ortopedista, especialista em coluna, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Coluna. Em busca do que há de mais atual em sua área de atuação, ele participou da atualização realizada no Hospital of Liaoning Province. A unidade é referência em atendimento, pesquisa e ensino na área médica de ponta, na cidade chinesa de Shenyang. O curso ocorreu entre 20 e 27 de julho.

Como funciona a cirurgia?

De acordo com Nakao, a capacitação com caráter prático no chamado “hands-on” (mãos à obra), teve participação ativa. Seu foco é o conhecimento da técnica conhecida como Biportal Endoscopic Spine Surgery. Trata-se de um método minimamente invasivo que utiliza dois pequenos orifícios na pele (inferiores a 1 centímetro) para acesso à coluna. Na cirurgia convencional, as incisões geralmente são maiores, de cerca de 10 centímetros.

Em seguida, o especialista do Imot explica que o novo procedimento é indicado para pacientes que possuem compressão da coluna ocasionada por hérnias ou estenose do canal vertebral. Ambos os casos são condições que afetam a coluna em razão do desgaste natural do envelhecimento.

Quais são os resultados?

O ortopedista vem realizando procedimentos com a nova técnica e os resultados têm sido animadores: “Se o paciente for operado pela manhã, pode receber alta no mesmo dia, à tarde. Além disso, o risco de infecção é menor, a dor no pós-operatório é reduzida e o tempo de internação e de recuperação também diminuem significativamente”, explica Nakao.

Em suma, para os pacientes do Imot, trata-se de um avanço significativo e uma nova opção para o tratamento: “É uma alternativa moderna, menos agressiva e com excelentes resultados clínicos. A cirurgia biportal endoscópica é uma inovação que reforça nosso compromisso com a qualidade, a segurança e a recuperação rápida dos nossos pacientes”, conclui o médico.

Sobre o Imot

Fundado em 1976, o Imot é um dos maiores institutos especializados em ortopedia e traumatologia do Brasil. Possui pronto atendimento diariamente na unidade de Mogi das Cruzes, consultas, fisioterapia e diversos tratamentos especializados. Além disso, conta com a Imot Care, com cuidados inter e multidisciplinares, e o Imot MovSaúde, com serviços exclusivos e inovadores.

*Texto – Assessoria Fiamini 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também