Adeus ao google? Jovens Preferem TikTok e YouTube para buscas

ICARO Media Group TITAN






Com o crescente poder das redes sociais, um novo padrão de busca de informações online está se consolidando entre os jovens. Questionando se o Google continua sendo o líder nas buscas na internet, muitos membros da geração Z parecem ter outras prioridades. As plataformas de redes sociais não são mais apenas espaços para conectar-se com amigos e família, mas tornaram-se verdadeiros canais de informação.
Apenas 46% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos iniciam suas buscas na internet pelo Google. Para aqueles com idade entre 25 e 39 anos, esse número chega a 58%. Por outro lado, mais de 20% dos usuários na faixa de 18 a 24 anos optam por começar suas buscas pelo TikTok, enquanto 5% preferem o YouTube.
Outro estudo revela que 64% dos nascidos entre 1995 e 2010 preferem utilizar o TikTok em vez do Google para suas pesquisas. Essa mudança de comportamento enfatiza o apelo dos formatos de vídeos curtos, que parecem ser mais atrativos para os jovens do que os resultados de texto tradicionais do Google.
O Google não está indiferente às mudanças comportamentais dos usuários. A empresa já está testando um novo filtro de busca que prioriza vídeos curtos, seguindo o estilo do TikTok. Por enquanto, essa funcionalidade está disponível apenas para um grupo limitado de usuários. Caso seja ampliada, indicará um esforço significativo do Google para manter sua relevância e se adaptar às preferências da nova geração.
Embora o Google continue sendo um dos motores de busca mais utilizados globalmente, não se pode desconsiderar o impacto das redes sociais como ferramentas alternativas de busca. O futuro dos motores de busca estará marcado por desafios e inovações à medida que buscam se adaptar às mudanças comportamentais dos usuários mais jovens.


