Home
Tecnologia
Neuralink considera remoção de implante cerebral após falhas em dispositivo
Tecnologia

Neuralink considera remoção de implante cerebral após falhas em dispositivo

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
09/05/2024 15h08
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16206398/original/open-uri20240509-78-qrzlrc?1715270058
©bing.com - sketchfab.com
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Neuralink, startup fundada por Elon Musk, revelou que seu implante cerebral de teste apresentou falhas. De acordo com um post em seu blog, alguns fios do dispositivo se desconectaram do cérebro do paciente Noland Arbaugh, de 29 anos, semanas após a cirurgia de instalação, comprometendo a eficácia do implante.

A empresa informou que realizou ajustes, que resultaram em uma melhoria rápida e consistente. No entanto, de acordo com uma reportagem do Wall Street Journal citando fontes não identificadas, a Neuralink teria considerado a remoção completa do implante de Arbaugh.

O implante desenvolvido pela Neuralink permite que o paciente mova um cursor de computador usando apenas seus pensamentos. O dispositivo possui mais de 1.000 eletrodos e pelo menos 64 fios, cada um mais fino que um fio de cabelo humano.

A velocidade e a precisão do controle do cursor são medidas por uma métrica chamada bits por segundo (BPS). Quanto maior a pontuação BPS, maior o controle sobre o cursor.

Uma transmissão ao vivo no X (ex-Twitter) realizada em março apresentou Arbaugh, paralisado abaixo dos ombros devido a um acidente de mergulho em 2016, como a primeira pessoa a receber o implante, realizado em janeiro. Em fevereiro, Musk mencionou que o paciente parecia estar completamente recuperado.

Arbaugh revelou, em uma reunião na Neuralink, que levou cinco meses desde a inscrição para se tornar um participante nos testes humanos da Neuralink até a cirurgia no cérebro, que durou menos de duas horas. Desde que recebeu o implante, ele o utilizou para jogar videogames, como "Mario Kart", postar em redes sociais e jogar xadrez.

Segundo o Wall Street Journal, a Neuralink planeja implantar 10 dispositivos em outros pacientes até o final deste ano. Elon Musk anunciou que o próximo projeto da Neuralink será ajudar pessoas cegas a recuperarem a visão.

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também