Rock in Rio e TIM lançam podcast para ampliar a voz das mulheres na indústria da música
ICARO Media Group
Depois de apresentar um dia exclusivamente dedicado às mulheres nos principais palcos do festival, a organização do Rock in Rio, maior festival de música e entretenimento do mundo, anuncia o lançamento de seu primeiro podcast, o SHE ROCKS, realizado em parceria com a TIM. Neste espaço, que será exclusivamente feminino, o festival promoverá, todas as terças-feiras, conversas entre mulheres de diversas áreas da cena musical, entre elas artistas, compositoras e profissionais técnicas.
Os episódios do SHE ROCKS serão comandados por Gaía Passareli e Renata Simões, que receberão convidadas para falarem sobre carreira, preconceitos, desafios, conquistas, fãs, shows e tudo o que permeia atuar na indústria da música.
Cada episódio focará em uma temática diferente da indústria da música. Entre eles, estão o “Minha canção é meu manifesto”, com artistas que trazem em suas letras questões e situações atuais do dia a dia; “Pioneiras sim!” com as primeiras profissionais em determinados campos, seus desafios e como chegaram lá; “O show que a gente dá por trás do show que você adora ver”, com as mulheres que cuidam e fazem parte do time de backstage, montagem de palcos, camarins etc.
Outra novidade é que ao final dos episódios, o SHE ROCKS disponibilizará uma playlist co-construída pelas convidadas do podcast. A cada programa, novas músicas são sugeridas pelas participantes.
As convidadas do primeiro episódio, lançado hoje (dia 19/7), são Roberta Medina, VP Executiva do Rock in Rio, e a cantora Luisa Sonza. Dentre as próximas participantes, o SHE ROCKS receberá Bia Ferreira, cantora, compositora, multi-instrumentista e ativista brasileira; Guta Braga, criadora da MCT, co-criadora e apresentadora do FastForward Podcast; Erika Lôbo, compositora e produtora musical, além de sócia da Duophono e membra do database da @SheIsTheMusic; Ana Paula Castello Branco, diretora de Comunicação e branding da TIM, além das diretoras do Rock in Rio Ana Deccache (Comunicação), Ana Biavaschi (Cenografia), Renata Guaraná (Parcerias), Juliana Ribeiro (Ticketing) e a VP de Learning Experience, Agatha Arêas.
“A presença feminina na indústria da música ainda está muito aquém do seu potencial. Entendemos que a força de comunicação e engajamento do Rock in Rio pode contribuir para que mais rápido vejamos mudanças nesta realidade”, afirma Roberta Medina.
Para a TIM, patrocinadora oficial do Rock in Rio Brasil 2022, participar de uma iniciativa que dê mais visibilidade para as mulheres está em linha com seu compromisso com temas como equidade de gênero e combate ao machismo. “Temos utilizado cada vez mais a nossa plataforma de música para tratar de temas relevantes para a sociedade e promover reflexões importantes. O lançamento do SHE ROCKS faz parte dessa estratégia”, comenta Ana Paula Castello Branco, Diretora de Comunicação e Marca da operadora.
O parceiro responsável pela co-criação e produção do conteúdo é o A-LAB Content Lovers, que cuida de toda a comunicação e de toda a produção de conteúdo do festival.
Produzido por e sobre as mulheres que fazem diferença no mundo da música e do entretenimento, o SHE ROCKS é um espaço plural que amplifica e potencializa esta voz na indústria da música, destaca nomes pioneiros e engaja cada vez mais a presença feminina neste universo que ainda é predominantemente ocupado por homens.
O SHE ROCKS lançará um novo episódio toda terça-feira e está disponível gratuitamente nas principais plataformas musicais: Spotify e Deezer.