Por que a participação de Stan Lee foi alterada em Capitã Marvel?
Recreio
Tendo como pano de fundo a guerra entre alienígenas e uma grande ameaça a terra, ‘Capitã Marvel’ acompanha Carol Danvers, uma aliada do exército de elite dos Kree, que ao voltar para o seu país natal, relembra memórias de seu passado como agente da Força Aérea norte-americana e tenta descobrir quem realmente é.
O filme que foi lançado em 2019, marca não só a estreia do primeiro longa-metragem da Marvel a ser protagonizado por uma heroína, mas também o primeiro a ser lançado após o falecimento de Stan Lee, o grande criador do universo Marvel nos quadrinhos.
Vale lembrar que o quadrinista é amplamente lembrado por suas participações especiais nos filmes dos principais heróis do estúdio e, apesar de sua interação em ‘Capitã Marvel’ ter sido gravada com bastante antecedência, a cena acabou sofrendo uma alteração final.
A cena
Para entender melhor, é necessário lembrar que a sequência traz Carol Danvers (Brie Larson) perseguindo um Skrull — raça alienígena que pode copiar a aparência de qualquer ser vivo e grandes inimigos dos Kree — em um trem.
Enquanto guia seu olhar sobre todos os passageiros do vagão a procura do ser, Danvers acaba avistando Lee que, na cena, aparece lendo um roteiro e recebe um pequeno sorriso da heroína.
A mudança
No entanto, a participação do escritor não aconteceu de forma comum, já que sempre que surgia nas telas, causava um tom cômico e trazia sorrisos felizes nas salas de cinema. Dessa vez, a mudança foi proposital, conforme explicado por Anna Boden, a diretora do filme, em entrevista a Mashabel publicada em 2019.
A cineasta explicou que a alteração ocorreu após a morte de Stan Lee no final de 2018, visto que, em decisão conjunta a seu marido Ryan Fleck — que também comanda o longa —, optaram por trazer o lado humano para a produção.
Ao invés de só ter a risada, nós tivemos um pequeno sorriso da Capitã Marvel em resposta, e ela saindo personagem por um momento. Eu acho que reflete um pouco do que os espectadores estão sentindo, e a gente deixou acontecer," disse.
Duplo significado
Além de trazer o quadrinista as telonas novamente, a cena contou ainda com um easter-egg a carreira do quadrinista, visto que o roteiro que Lee estava lendo pertencia a ‘Mallrats’, filme de 1995, em que ele realizou sua primeira ponta cinematográfica.
Uma grande homenagem
Voltando ao inicio do filme, há ainda uma bela homenagem a Stan, visto que a abertura da Marvel Studios não apresentou cenas dos principais heróis vistos nas telonas, mas sim, momentos em que o escritor marcou presença no MCU ao longo de dez anos. Relembre!