3 mitos sobre mulheres na área da tecnologia
Tecmundo
A presença feminina na área da tecnologia tem sido historicamente marcada por uma série de mitos que desafiam a participação das mulheres nesse campo. Estes mitos perpetuam estereótipos e criam barreiras para as mulheres que desejam seguir carreiras na tecnologia .
Abaixo estão os principais mitos que cercam as mulheres nesse setor, cada um detalhado para desmistificar sua falta de veracidade.
A mulher tem habilidades excelentes para o setor de tecnologia.
Um dos mitos mais comuns e mais prejudiciais é a crença de que as mulheres têm habilidades técnicas inferiores em comparação com os homens e diferenças biológicas que justifiquem isso. Esse mito é infundado, inúmeras mulheres demonstraram proficiência e excelência em campos tecnológicos, contribuindo de forma significativa para inovações e avanços na área.
Considerando estereótipos de gênero, desde pequenas as crianças são incentivadas a brincar, atuar e se comportar de acordo com o que lhe foi designado como papel social. O cuidado e trabalhos manuais, por exemplo, são normalmente designados a mulheres, enquanto atividades de exatas, força e lógica, por exemplo, são atividades atribuídas socialmente ao masculino.
Existem exemplos de inúmeras mulheres na tecnologia.
Embora a representação feminina na história da tecnologia possa parecer escassa, a verdade é que há uma série de excelentes exemplos de mulheres pioneiras e contemporâneas que desempenharam e seguem desempenhando papéis fundamentais no avanço tecnológico.