Home
Tecnologia
Alerta viagem: carregar o celular em aeroporto pode ser perigoso, diz FBI
Tecnologia

Alerta viagem: carregar o celular em aeroporto pode ser perigoso, diz FBI

publisherLogo
Tecmundo
01/05/2023 11h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15529709/original/open-uri20230501-18-1tdby99?1682951020
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O escritório de Denver da Polícia Federal dos EUA, o FBI, fez um alerta importante sobre como manter a segurança em viagens. Em abril, um tweet do órgão informava que totens públicos de recarga em aeroportos podem ser utilizados por hackers para roubo de dados.

Confira a nota do FBI na íntegra:

"Evitem usar estações de recarga gratuita em aeroportos, hotéis ou shoppings. Indivíduos mal-intencionados descobriram formas de usar portas USB públicas para introduzir malwares e programas de monitoramento nos aparelhos."

Tweet publicado pelo FBI Denver no dia 6 de abril de 2023.Tweet publicado pelo FBI Denver no dia 6 de abril de 2023.

Outras autoridades dos Estados Unidos já se manifestaram a respeito dessa prática de ciberataque  desde 2019, como em um artigo no site do Federal Communications Commission e em um vídeo no Twitter do procurador adjunto de Los Angeles, Luke Sisak.

Os principais cuidados na viagem que o cidadão deve saber antes de conectar seu celular, tablet ou notebook em postos públicos de recarga de energia são:

As dicas de segurança também incluem evitar o uso de Wi-Fi em hotéis. Como alternativa, você pode se proteger de possíveis invasões utilizando um VPN confiável ou configurar seu celular como um roteador (hotspot) para seu computador.

O uso de power bank é a opção mais recomendada para viajantes.O uso de power bank é a opção mais recomendada para viajantes.

"Juice jacking" é o nome dado à tática de adulterar saídas de USB ou o próprio cabo conectado a uma estação de energia com um malware.

Esse software malicioso é capaz de infectar aparelhos como smartphones e notebooks para ler, exportar e bloquear dados sensíveis, como senhas e informações de propriedade intelectual.

Até o momento, nenhum dos órgãos oficiais emitiram estatísticas que contabilizam o número de ocorrências desse tipo de golpe. Apesar disso, não vale correr o risco, certo?

Se você gostou das dicas de segurança que trouxemos, vale a pena conferir mais 6 sugestões de como proteger as suas malas no aeroporto de furtos, roubos e fraudes . Fique atento quanto à segurança pessoal e de dados durante toda a sua viagem!

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também