Detox Digital: 5 dicas para se desconectar do mundo online
Tecmundo
Smartphones e tablets já se tornaram parte integrante da vida de muitas pessoas. Os dispositivos estão sempre por perto para visualizarmos e-mails e redes sociais. Entretanto, para algumas pessoas eles acabam se tornando um vício, pelo simples fato de não conseguirem desconectar destes aparelhos .
Esse cenário é ainda mais grave quando observamos o Brasil. Segundo um estudo divulgado pela Meltwater e a We Are Social, em 2022 os brasileiros passaram – em média – 572 minutos (9 horas e 32 minutos) conectados por dia.
Tais números nos colocam atrás apenas dos sul-africanos, que lideraram a corrida do vício por conexão por seis minutos de diferença, com a média de 578 minutos (9 horas e 38 minutos) no universo virtual por dia.
Com um gasto de tempo tão grande diante da telinha, talvez seja uma boa opção pensar em um detox digital . Acompanhe para saber mais sobre o assunto!
Brasil é a segunda nação do mundo que passa mais tempos diante da tela de um smartphone.
Em uma sociedade cada vez mais dependente dos meios tecnológicos, o chamado detox digital, ou seja, uma pausa das telas, das redes sociais e das videoconferências por um período, é um desafio.
Aqueles que decidem seguir nesse caminho podem enxergar melhorias, tais como:
Também é possível mencionar o aumento da produtividade e da organização das rotinas cotidianas, além da redução de sintomas de estresse, como irritabilidade, dispersão e fadiga.
Agora que você já sabe o que é detox digital, confira a seguir algumas etapas importantes para colocá-lo em ação:
É possível se desconectar por um instante todos os dias, como uma hora depois de acordar ou duas horas antes de dormir. Outra possibilidade é estender a desintoxicação digital, tirando um dia da semana para não acessar redes sociais, por exemplo.
Para não abrir brechas, vale comunicar às pessoas mais próximas que estará indisponível naquele período e que devem ligar, caso seja realmente urgente. Escolha o que for mais fácil de incluir na rotina e vá aumentando aos poucos, criando hábitos.
Deixar o celular de lado enquanto come é um dos passos para realizar um detox digital.
O uso demasiado da internet e das ferramentas digitais pode atrapalhar as conexões na realidade. Na hora de fazer as refeições, por exemplo, guarde o smartphone para aproveitar melhor o momento e as companhias.
Durante uma visita procure dar atenção à pessoa sem mexer no aparelho com frequência. Até mesmo quando estiver no banheiro, troque o celular por um livro ou as redes sociais por um e-book.
Invista em tarefas que substituam o uso do celular e da internet e sejam prazerosas durante o detox, inserindo novas atividades à rotina. Exercícios físicos, meditação, pintura, jardinagem, caminhada ou corrida ao ar livre são algumas das opções que você pode selecionar.
Reunir a família ou amigos para assistir a um filme, conversar ou cozinhar uma refeição também é uma boa pedida. Além de ajudar a estreitar os laços, contribui na construção de memórias e na melhora da saúde física e mental.
Notificações estão entre os principais problemas de quem deseja fazer um detox digital.
Um dos principais vilões de quem utiliza dispositivos móveis é a tentação de pegar o celular cada vez que ouve o barulhinho de uma notificação. Por isso, se você está praticando o detox digital esse é um detalhe que não pode ser negligenciado.
Pensando nisso, é válido desligar os alertas de notificações quanto antes para reduzir os níveis de distração. De quebra, isso auxilia no aumento da concentração e nos ganhos em produtividade.
Por fim, outra dica importante no processo de detox digital: estabeleça alguns lugares da casa em que a tecnologia não vai entrar.
Você pode, por exemplo, ter a cozinha e a varanda como áreas em que o celular ou tablet não são bem-vindos. Com isso, essas áreas podem ser um refúgio de distração e até mesmo uma região voltada para interagir com amigos e familiares sem o uso da tela.
E você, já precisou passar por um detox digital? O que achou da experiência? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores do TecMundo utilizando as nossas redes sociais.