TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Google vai desativar SMS como método de verificação em dois fatores
Tecnologia

Google vai desativar SMS como método de verificação em dois fatores

publisherLogo
Tecmundo
24/02/2025 16h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16470301/original/open-uri20250224-18-17m7pn2?1740414757
©GettyImages
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Quem ainda utiliza o SMS como forma de verificação de acesso para a conta da Google em breve terá que mudar esse hábito. Um representante da própria empresa confirmou que esse método em breve será desativado, em especial por questões de segurança.

A informação é da Forbes, obtida a partir do porta-voz do Gmail, Ross Richendrfer. De acordo com ele, a empresa quer "se livrar de mandar mensagens SMS para autenticação" assim como a empresa está disposta a "deixar de lado as senhas para o uso de métodos como as chaves de acesso".

A empresa ainda não começou a notificar a comunidade da mudança e nem deu um prazo para que essa operação seja finalizada, mas a ideia é começar a substituição "nos próximos meses". A companhia deve substituir o envio de um código de seis dígitos por SMS para confirmar um acesso à conta em outro dispositivos pela leitura de um QR Code usando a câmera do celular — ou então pedir que você escolha outros métodos de verificação já adotados pelo usuário e fornecidos pela plataforma.

Verificação em dois fatores é segurança

Segundo o porta-voz, a Google planeja abandonar o SMS como verificação em dois fatores em especial pela fragilidade desse método em informar um código de acesso ao usuário. Na indústria, essa é considerada uma forma defasada e nada protegida de autenticação, com casos cada vez mais comuns de interceptação de códigos a partir de métodos que ficam sofisticados com o tempo.

Isso porque obter uma mensagem SMS é relativamente simples para cibercriminosos mais habilidosos, em especial se um invasor conseguir burlar os esquemas de segurança das operadoras e clonar o número de telefone da vítima.

Em outras formas de dupla verificação ou a partir de chaves de acesso (passkeys), fraudes e roubos de conta são mais difíceis. Esses métodos incluem etapas como leitura de biometria, reconhecimento facial, PIN ou a utilização de chaves físicas. Desde o último ano, a Google passou a sugerir o uso de chaves de acesso como alternativa às senhas para usuários, além de permitir a sincronia desses métodos de entrada entre dispositivos.

O sistema de passkeys também já é adotado por outros serviços digitais populares, incluindo lojas online, redes sociais e mensageiros como o WhatsApp.

Para mais informações e dicas sobre segurança digital em todos os seus eletrônicos, continue ligado no TecMundo pelo site e nas redes sociais.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também