IA da Meta no WhatsApp terá 'memória' para se lembrar de chats com você
Tecmundo
A inteligência artificial (IA) do mensageiro WhatsApp em breve ficará ainda mais complexa. De acordo com informações do site WABetaInfo, o serviço logo terá a capacidade de armazenar e até relembrar informações trocadas entre você e a plataforma.
O recurso se chama "Memória" (Memory) e faz parte da Meta AI, o conjunto de ferramentas de IA generativa da companhia. Basicamente, a ideia é que o chatbot armazene detalhes de interações anteriores entre você e o serviço, para que você não precise contextualizar ou configurar o serviço a cada novo uso.
Por enquanto, a Memória ainda está em desenvolvimento, mas evidências da sua implementação apareceram na versão Beta 2.24.22.9 do WhatsApp para Android. A empresa ainda não confirmou uma data de lançamento da função na versão estável do mensageiro.
Como funcionará a memória da IA do WhatsApp?
"A Meta AI automaticamente se lembra de certas partes da sua conversa para dar a você respostas mais relevantes", diz o aviso na tela de introdução do recurso. Ou seja, a ideia é que o serviço fique cada vez mais personalizado de acordo com o dono do aparelho.
Na prática, a memória da Meta AI pode salvar detalhes como quais são os seus pratos favoritos, a sua data de aniversário e preferências culturais, como filmes e livros que são do seu gosto pessoal.
Dessa forma, as recomendações dela ficam mais precisam e a plataforma evita cometer erros que não aconteceriam em uma conversa recorrente com um amigo humano — como sugerir um alimento com carne se você for vegetariano, por exemplo. Tudo isso fica armazenado somente no dispositivo, protegido pelo mecanismo de criptografia do WhatsApp.
Para ativar a função, basta falar "lembre-se disso" ("remember this" no original em inglês) após uma fala que você considera relevante. Nas configurações da conversa com a Meta AI, você ainda pode acessar quais são os detalhes armazenados na memória do chatbot.
No Brasil, a Meta AI chegou apenas recentemente ao WhatsApp e outros serviços da empresa, como o Instagram. O motivo foi a suspensão temporária da coleta de informações de usuários, ordenada após denúncias de falta de transparência da empresa sobre o treinamento da IA e não fornecer uma opção para usuários não autorizarem o uso de seus conteúdos.