Mercado Livre abre inscrições para meninas em imersão digital
Tecmundo
As inscrições para o programa gratuito Conectadas, do Mercado Livre parceria com a {reprograma}, que ensina programação para mulheres em situação de vulnerabilidade, estão abertas. Os cursos de imersão digital são voltados para meninas, cis, trans e travestis entre 16 e 18 anos.
O programa oferece ferramentas para que as jovens solucionem problemas reais das comunidades em que vivem, aproximando-as do ecossistema tecnológico. São 54 horas de imersão, em 16 encontros 100% online, além de mentorias.
O Conectadas aborda transformação digital, economia 4.0, sustentabilidade, design da experiência do usuário, análise de dados, desenvolvimento de projetos e negócios digitais, marketing, comunicação digital e introdução a HTML.
A principal novidade na edição atual é a oferta de algumas bolsas de estudo para o projeto de formação mais longo em Back-end Python. O curso é desenvolvido pela {reprograma}.
As inscrições podem ser feitas através deste formulário até o dia 7 de abril. A prioridade é para meninas de escolas públicas ou bolsistas de particulares, com pelo menos 50% de jovens pretas, pardas e indígenas e o estímulo à participação de trans e travestis.
“Dados da Unesco revelam que, aos 15 anos, apenas 0,5% das mulheres no mundo todo buscam se tornar profissionais de ciência e tecnologia, contra 5% dos homens”, explicou Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.
O curso gratuito do Mercado Livre visa incentivar a entrada de meninas na área de tecnologia, setor ainda dominado por homens.
Na edição 2022 passada do programa, mais de 1.000 meninas da América Latina foram impactadas. Desde 2021, quase 2,6 mil jovens mergulharam no universo da tecnologia, no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, México e Peru. Na nova edição, os cursos devem atingir 1300 meninas em seis países, com 150 vagas para as brasileiras.
Depois de participar do programa do Mercado Livre, 31,2% das participantes declaram o interesse em potencializar uma carreira em tecnologia, se formando em TI. Além dessas, 21,7% afirmaram que buscam oportunidades de formação e trabalho na área.