Home
Tecnologia
O Efeito Lindy na decisão empreendedora e na tecnologia de tokenização
Tecnologia

O Efeito Lindy na decisão empreendedora e na tecnologia de tokenização

publisherLogo
Tecmundo
27/10/2023 19h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15843892/original/open-uri20231027-56-z41kta?1698445842
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Por Gustavo Blasco.

Na era da inovação tecnológica acelerada, empreendedores são constantemente bombardeados com as "últimas e melhores" soluções prometendo revolucionar indústrias e gerar lucros exponenciais . Contudo, o Efeito Lindy, um conceito frequentemente esquecido, oferece uma perspectiva contraintuitiva que pode ajudar empreendedores a fazer escolhas mais informadas.

O Efeito Lindy é uma heurística que se originou no mundo do entretenimento, em uma casa de espetáculos de Nova York, onde notou-se que a expectativa de quantos anos mais um comediante continuaria se apresentando no local, proporcionalmente ao número de anos que já havia se apresentado lá.

Esse princípio foi popularizado por Nassim Nicholas Taleb, autor de livros como "A Lógica do Cisne Negro" e "Antifrágil". A “lei” sugere que a expectativa de vida de uma tecnologia é proporcional à sua atual longevidade. De forma simplória, se T representa a idade de uma tecnologia, então sua expectativa de vida futura é também T.

E(T futuro) = T atual

Por exemplo, os livros, uma "tecnologia" de compartilhamento de informações com milênios de idade, provavelmente persistirão por milênios adicionais.

A partir do Efeito Lindy, propõem-se duas diretrizes, para empreendedores, considerando a adoção de novas tecnologias:

1.  A nova tecnologia deve ser vista como um meio, não um fim . Ela deve facilitar processos ou funções que têm resistido ao teste do tempo;

2. O entusiasmo com uma nova tecnologia, embora possa parecer contraintuitivo, é muito mais justificado, se ela aprimora significativamente uma função existente há muito tempo, do que se ela cria algo totalmente novo.

Considere o exemplo da Internet. Seu valor não advém de ser uma novidade, mas de amplificar a comunicação e a troca de informações – processos que são fundamentais para a humanidade há milênios.

No livro Sapien – uma breve história da Humanidade, por exemplo, o autor Yuval Noah Harari argumenta que, até mesmo o hábito da troca de informações através da fofoca, foi fundamental para a construção de laços sociais, normas culturais e da reputação dos membros da comunidade, processos fundamentais para nos tornarmos o que somos enquanto espécie.

token e efeito lindyTokenização e Efeito Lindy.

Enquanto novas tecnologias podem parecer atraentes e promissoras, é essencial que empreendedores avaliem sua utilidade e eficácia por meio da lente do Efeito Lindy.

A adesão cega à inovação pode ser arriscada, pois tecnologias que se propõe a fazer algo totalmente novo provavelmente não darão certo e serão descontinuadas, independente de quanto dinheiro tenha sido investido, para seu desenvolvimento.

Com receio de perder a mais nova oportunidade, de ficar para trás dos concorrentes, muitos empreendedores acabam seguindo a manada, entrando em modismos e desperdiçando tempo, energia e dinheiro com tecnologias disruptivas das quais ninguém se lembrará depois de poucos anos.

A virtude geralmente está no meio termo de modo que, em contraste, a busca por tecnologias que amplificam e aprimoram funções testadas pelo tempo oferece um caminho mais seguro e racional.

Aplicando isso à tecnologia da tokenização, fica bastante claro porque, após a euforia vivida com o blockchain e o universo dos tokens de ativos fungíveis e não fungíveis, coisas inusitadas como tokens de desenhos de macacos, de vídeos e fotos que já estavam amplamente disponíveis ao público, entre outras maluquices, desapareceram.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também