Home
Tecnologia
Presidente argentino Milei é investigado por divulgar possível golpe da criptomoeda $LIBRA
Tecnologia

Presidente argentino Milei é investigado por divulgar possível golpe da criptomoeda $LIBRA

publisherLogo
Tecmundo
17/02/2025 14h15
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16464989/original/open-uri20250217-56-15826er?1739801953
©GettyImages
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O presidente da Argentina, Javier Milei, está sob investigação após promover uma memecoin no X, antigo Twitter. Após a publicação, a moeda digital disparou, chegando a valer dez vezes mais, mas colapsou assim que os desenvolvedores liquidaram suas carteiras.

A história começou na sexta-feira (14), quando Milei celebrou o projeto $LIBRA em uma postagem no X, impulsionando seu valor. “A Argentina Liberal cresce. Este projeto privado se dedicará a incentivar o crescimento da economia argentina, financiando pequenas empresas e empreendimentos argentinos. O mundo quer investir na Argentina”, escreveu o presidente, acompanhando a mensagem com o contrato e um link para investir na criptomoeda.

Pouco depois, a $LIBRA valorizou rapidamente, atingindo US$ 5 mil em poucas horas. Com a alta relâmpago, os desenvolvedores da criptomoeda começaram a vender seus próprios ativos. Segundo o jornal La Nación, a equipe detinha cerca de 80% das moedas, e a liquidação em massa levou ao colapso do criptoativo.

Postagem de Javier Milei que deflagrou crise na Argentina
O presidente argentino Javier Milei divulgou uma memecoin no X. (Fonte: X/Reprodução)

O movimento apresenta características de um golpe conhecido como rug pull, em que desenvolvedores inflacionam artificialmente o valor de uma moeda – por meio de publicidade ou compra dos próprios ativos – para lucrar com a alta, deixando investidores reais no prejuízo. Essa estratégia é amplamente conhecida no mercado de criptomoedas.

O projeto $LIBRA foi criado momentos antes da divulgação de Milei. De acordo com o La Nación, o volume de negociações da moeda chegou a US$ 4,5 bilhões em apenas duas horas.

Milei apagou o tuíte depois do colapso da $LIBRA

No sábado (17), já com a desvalorização da criptomoeda, Milei apagou o tuíte original e afirmou que desconhecia detalhes do projeto, decidindo interromper sua divulgação.

“Algumas horas atrás, postei um tuíte, como fiz tantas outras vezes, apoiando uma suposta empresa privada com a qual obviamente não tenho nenhuma conexão”, declarou. “Eu não estava ciente dos detalhes do projeto e, depois de tomar conhecimento, decidi não continuar divulgando-o (por isso apaguei o tuíte)”, acrescentou.

Veja no Twitter
twitter

Hace unas horas publiqué un tweet, como tantas otras infinitas veces, apoyando un supuesto emprendimiento privado del que obviamente no tengo vinculación alguna.

No estaba interiorizado de los pormenores del proyecto y luego de haberme interiorizado decidí no seguir dándole…

February 15, 2025

As memecoins, categoria à qual pertence a $LIBRA, são criptomoedas criadas a partir de piadas de internet ou propostas humorísticas. Muitas vezes, esses ativos digitais não têm qualquer lastro em valor real.

Milei é acusado de incentivar esquema de pirâmide

Opositores e até aliados políticos criticaram a publicação de Milei. O presidente é acusado de estimular um esquema de pirâmide, e seu próprio gabinete encaminhou o caso ao Escritório Anticorrupção argentino, que investigará o episódio.

A postagem de Milei também motivou um bloco oposicionista a pedir seu impeachment. A ex-presidente Cristina Kirchner declarou que Milei é um “golpista de criptomoedas”.

No entanto, a abertura de um processo de impeachment depende da comprovação de que Milei se beneficiou financeiramente da valorização da criptomoeda.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também