Recorde! Cientistas criaram o menor nó do mundo com 54 átomos
Tecmundo
Uma equipe de físicos chineses do Instituto de Física Química de Dalian, da Academia Chinesa de Ciências, anunciou que conseguiu realizar um recorde do menor nó de todos os tempos. Utilizando apenas 54 átomos, os cientistas conseguiram enrolá-los três vezes em um tipo de nó chamado de ‘trevo’, juntando as extremidades dos átomos para fazer um laço que não possui extremidades soltas.
Em um estudo publicado na revista científica Nature Communiocations, os cientistas chineses Zhiwen Li, Jingjing Zhang, Gao, em parceria com Richard Puddephat da Universidade de Western Ontario, no Canadá, tentavam criar acetiletos metálicos em seus laboratórios quando criaram o menor nó do mundo por acidente.
O objetivo original da equipe era desenvolver um alquino para utilizá-lo como meio de condução em diferentes tipos de reações orgânicas, mas o experimento acabou saindo de uma forma inesperada.
Os pesquisadores explicam que estavam tentando conectar estruturas de carbono a acetilídeos de ouro para criar uma cadeira simples de ouro, conhecida como catetano.
Durante o experimento em laboratório, uma reação inesperada acabou criando o menor nó do mundo com 54 átomos; a aparência é semelhante ao característico pão pretzel. Os físicos explicam que os nós de trevo representam um papel importante na teoria dos nós e em várias áreas de estudo, como física e química .
“Os nós moleculares, cuja síntese apresenta muitos desafios, podem desempenhar papéis importantes na estrutura e função das proteínas, bem como em materiais moleculares úteis, cujas propriedades dependem do tamanho da estrutura com nós… A beleza intrínseca e a utilidade do nó estimularam uma onda de pesquisas sobre nós em vários campos científicos, incluindo matemática, física, biologia e química”, os cientistas descrevem no estudo.
Em 2020, outra equipe de cientistas chineses conseguiu criar um nó com 69 átomos, considerado o recorde do menor nó do mundo até então. Diferentemente do recente artigo, os pesquisadores do outro estudo criaram a estrutura intencionalmente, utilizando técnicas para entrelaçar os nós. Como o novo recorde é resultado de um acidente, os físicos não sabem como o nó foi criado e nem têm certeza se é possível criar uma versão ainda menor.
O menor nó do mundo tem a estrutura semelhante a de um pão pretzel.
A pesquisa explica que a área de nós é muito importante para a ciência, afinal, estruturas como RNA, DNA e várias outras proteínas são formadas por nós microscópicos. Dessa forma, eles esperam encontrar mais respostas sobre como os nós, surgem na natureza.
“Vale ressaltar que o nó trevo Au6 contém apenas 54 átomos na espinha dorsal, sendo assim o menor nó molecular já relatado, enquanto sua razão de cruzamento da espinha dorsal de 18 também o define como o nó molecular mais apertado. Uma vez que descobertas recentes indicaram uma forte dependência da apertabilidade do nó em propriedades úteis, este trabalho deverá fornecer uma motivação sólida para buscar estruturas semelhantes, mas esperançosamente mais robustas, por meio de auto-montagem”, o estudo conclui.
Curtiu o conteúdo? Fique sempre atualizado com os últimos estudos sobre física e química aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender o que é o momento eureka da 'superquímica quântica'.