Secadores de unha UV podem causar câncer de pele, diz estudo
Tecmundo
De acordo com um novo estudo realizado nos Estados Unidos, os secadores de unha que utilizam luz ultravioleta (UVA) podem prejudicar a saúde dos utilizadores e até ajudar o desenvolvimento do câncer de pele. Publicado na revista científica Nature Communications, o estudo apresenta evidências que esse acessório de beleza pode causar mutações permanentes nas células humanas.
O artigo aponta que a radiação causada pelos secadores ultravioletas podem danificar o DNA humano e, como é um dano celular, ajuda no desenvolvimento do câncer. As informações foram obtidas em testes com camundongos, expondo-os as luzes ultravioletas dos secadores de unha e, em 20 minutos, 20% a 30% das células dos camundongos morreram — após três sessões seguidas, até 70% das células morreram.
Segunda a professora assistente de dermatologia da Universidade de Utah, Dra. Julia Curtis, o dano celular é um caminho real para o câncer. Inclusive, estudos anteriores já apontavam que o procedimento de beleza pode ter causado melanoma em algumas pessoas.
"Você não encontrará um dermatologista que não diga que o UVA está nos envelhecendo e aumentando nosso risco de câncer de pele. Portanto, qualquer coisa que seja feita propositalmente com esse tipo de dispositivo contribuirá. Se você vai fazer isso antes de um casamento e quer se sentir especial, tudo bem. Mas fazer isso rotineiramente, não, eu não faria isso”, disse a presidente do departamento de dermatologia da Universidade Augusta, na Geórgia, Dra. Loretta Davis.
Quanto mais frequente o uso dos secadores UV, mais chances do desenvolvimento de câncer de pele.
Apesar de o estudo ainda estar em estágios iniciais, já é comprovado cientificamente que a radiação dos raios UVA e UVB danificam as células, contribuem para o câncer de pele e aumentam o envelhecimento precoce — os raios UV também são responsáveis por queimaduras de sol.
O problema por trás de tudo isso é o esmalte de gel: a grande diferença é que o produto possui oligômeros, moléculas que endurecem em exposição à luz UV — diferente do esmalte comum, que endurece sozinho. O processo de remoção desse gel é realizado em uma imersão em acetona e isso também pode prejudicar as unhas.
De qualquer forma, os cientistas destacam que ainda é necessário estudar os efeitos dos secadores de unha com luz ultravioleta em humanos. Como a pesquisa anda em um ritmo lento, um dos pesquisadores afirma que a descoberta pode demorar até dez anos — mesmo assim, eles continuam não indicando o uso dos secadores ultravioletas.
Aos que decidirem realizar o procedimento, os cientistas afirmam que usar luva — para deixar apenas as pontas dos dedos do lado de fora — e protetor solar 50 SPF é muito importante para aumentar a proteção da pele. As pessoas com pele mais clara também podem sofrer mais com a luz ultravioleta.