Teste usa smartphone para detectar pré-diabetes de maneira simples
Tecmundo
Um teste caseiro para diagnosticar sinais de pré-diabetes criado por pesquisadores da Universidade de Washington (UW), nos Estados Unidos, pode ser uma solução barata e eficiente para a população que sofre com a condição.
A pré-diabetes indica presença elevada de açúcar no sangue, mas ainda abaixo dos níveis para ser considerada diabetes do tipo 2. A condição pode evoluir para diabetes, mas essa progressão pode ser evitada com mudanças no estilo de vida e medicamentos.
Chamado de GlucoScreen, o sistema experimental se resume a uma tira de teste de glicose sem leitor acoplada à tela sensível ao toque de qualquer telefone celular, dispensando a aquisição de um leitor dedicado (glicosímetro) à parte. A "gambiarra" utiliza a detecção de toque capacitivo da tela, o touchscreen, para transmitir dados da tira para o dispositivo.
De acordo com a pesquisa, publicada dia 28 de março na revista Proceedings of the ACM on Interactive, Mobile, Wearable and Ubiquitous Technologies , o GlucoScreen aplica a tecnologia de aprendizado de máquina para analisar os dados e calcular a taxa de glicose no sangue do usuário.
De acordo com o autor principal do trabalho, Anandghan Waghmare, doutorando na Allen School da UW, enquanto, no exame de sangue tradicional, um glicosímetro é usado para analisar a reação química da gota de sangue fornecida pelo usuário com as enzimas da tira, no GlucoScreen essa tarefa fica a cargo de “circuitos baratos" adicionados à tira.
A transmissão é feita da mesma forma que expressamos nossas reações através de toques na tela, explica Waghmare. "Só que em vez de um único toque para produzir uma única ação, [o circuito] faz vários toques em velocidades variadas. É comparável à forma como o código Morse transmite informações por meio de padrões de toque”.
Assim que recebe os dados gerados por essa reação de toques simulados na tela, o app instalado passa a processá-los. Logo, o GlucoScreen analisa as informações e exibe o resultado diretamente na tela do celular. Segundo o estudo, a eficácia é comparável à dos glicosímetros comerciais AccuChek e True Metrix.