Veja a evolução dos gráficos em games de futebol
Tecmundo
Jogos de esporte são uma constante nos videogames basicamente desde as suas origens, como na febre gerada por Pong nos anos 1970. Com o avanço da tecnologia e do hardware, não demorou para que as máquinas começassem a conseguir reproduzir partidas rudimentares de outros esportes.
Décadas depois, se tornou até comum vermos simuladores tão realistas que parecem até replay de um jogo de verdade! Hoje representados principalmente pelas franquias FIFA e eFootball, os jogos de futebol estão presentes nos videogames desde os primeiros consoles caseiros, e passaram por uma longa e interessante evolução ao longo de sua história. Confira, a seguir, como foi essa progressão em imagens!
NASL Soccer, ou Intellivision Soccer, foi pioneiro ao trazer a possibilidade de controlar um time vendo o estádio com uma câmera de longe. Foi relançado em 1982 para Atari 2600 como International Soccer.
O gameplay de Tehkan World Cup já passa a permitir controlar a direção e força do seu chute, com direito a uma câmera ainda mais distante, um formato que Sensible Soccer aperfeiçoaria anos depois
Os jogadores do Emlyn Hughes International Soccer enfim ficaram mais detalhados como um todo, assim como os seus uniformes. Dos cabelos às poses, os jogos começam a parecer mais com a vida real.
O esporte ganha ainda mais camadas táticas com direito a uma câmera superior que permite uma visão completa da ação em campo. Antes de FIFA e PES, Sensible Soccer era um dos jogos mais populares!
O início de uma das maiores franquias do mercado inicialmente trazia apenas seleções mundiais em perspectiva isométrica, mas já mostrava potencial para brilhar.
Jogo queridinho dos brasileiros, International Superstar Soccer misturava gráficos de ponta com a atmosfera e gameplay mais imersivos da época. Um show de cores!
Por muito tempo a Master League foi um dos modos de jogo mais populares entre os brasileiros, e aqui ela foi apresentada junto a gráficos ainda melhores, tudo em 3D graças ao hardware mais parrudo do PS1!
O PlayStation 2 também foi super popular no Brasil e, ao longo da geração, tanto a versão oficial de Pro Evolution Soccer como os seus mods vendiam muito bem por aqui. Até hoje o Bomba Patch faz sucesso no PS2 com novas edições!
A série FIFA chega aos novos consoles PlayStation 3 e Xbox 360 com direito a estreia do modo Be a Pro, controlando apenas um jogador. O salto gráfico é notável e os modelos de atletas já parecem mais reais.
Assim como o seu rival direto, Pro Evolution Soccer também migrou para a nova geração em 2007. Na época, a franquia da Konami ainda era a favorita dos brasileiros e se destacava no gameplay mais solto e ágil.
A franquia FIFA viveu alguns de seus melhores anos entre as edições 12 e 15. Agora movido pela Ignite Engine, a física e gameplay conseguiram brilhar ainda mais na estreia da série no Xbox One e PlayStation 4, já assumindo uma forma bem parecida com a atual.
De certa forma, esse é o último título verdadeiramente inédito da série PES, já que PES 2021 foi apenas um controverso season update, e no ano seguinte a franquia virou o free to play eFootball.
A série FIFA, agora sim no auge de sua popularidade, chega à atual geração com melhores texturas e loadings mais velozes, mas já aparentando forte sensação de repeteco dos anos anteriores.
O capítulo mais recente da série FIFA é também o último jogo da franquia a levar esse nome, já que a EA e a FIFA encerraram a sua longa parceria. Com a engine Frostbite 3, esse é o jogo com melhor visual até hoje sobre o nobre esporte bretão.
E você, desde quando acompanha os jogos de futebol nos videogames? O que achou da sua evolução gráfica e até onde acha que podemos chegar? Qual a sua época favorita? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel !