Home
Tecnologia
Windows 11 pode ganhar ferramenta de upscaling com IA nativa
Tecnologia

Windows 11 pode ganhar ferramenta de upscaling com IA nativa

publisherLogo
Tecmundo
15/02/2024 18h15
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16057275/original/open-uri20240215-56-m20ima?1708021028
©TecMundo
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Microsoft estaria desenvolvendo uma ferramenta de upscaling nativa para o Windows 11 . No X, antigo Twitter , um informante compartilhou um print da função que, assim como o DLSS da NVIDIA, promete aumentar a resolução de aplicativos e jogos usando IA.

A descoberta foi divulgada pelo usuário PhantomOcean3 (@PhantomOfEarth) na rede social de Elon Musk , que conseguiu encontrá-la numa versão experimental do sistema. Conforme mostra o print anexado ao post, a função se chamaria "Automatic super resolution" e poderia ser ativado em apps escolhidos manualmente.

Version 24H2 will have an AI "Super Resolution" feature, as previous reports mentioned. Here are some settings for it in Graphics settings - a default toggle and per-app options. (26052) pic.twitter.com/fI9t4ksTWH

Embora o informante não tenha divulgado detalhes, a descrição da ferramenta sugere funcionamento semelhante ao Deep Learning Super Sampling (DLSS) da Nvidia , que usa IA para aumentar a resolução de jogos, mas sem sacrificar quadros por segundo. A AMD e a Intel também tem ferramentas próprias, a FSR e o XeSS, respectivamente.

Por enquanto, a Microsoft não se manifestou sobre o assunto, então é impossível descrever como a ferramenta vai funcionar. Além disso, é possível que ela dependa de hardware específico para ser ativada, como uma placa de vídeo dedicada com núcleos tensores ou um processador com NPUs.

Ao invés de inaugurar o Windows 12, a Microsoft pode estar preparando o Windows 11 24H2 , a grande atualização do sistema. O pacote deve ser marcado por uma infinidade de novidades para o sistema operacional.

Ainda não foram divulgados muitos detalhes sobre a compilação, tampouco existe a confirmação de que ela é real. Porém, rumores apontam que ela será recheada de adições alimentadas por inteligência artificial — o que combinaria com a ferramenta de upscaling com IA.

Por enquanto, não há previsão oficial de lançamento do Windows 11 24H2, mas a Microsoft costuma lançar atualizações entre setembro e outubro. Agora, portanto, resta esperar por mais notícias.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também