Home
Estilo de Vida
5 dicas simples para incluir na sua rotina que te fazem viver mais
Estilo de Vida

5 dicas simples para incluir na sua rotina que te fazem viver mais

publisherLogo
Bons Fluidos
20/08/2025 14h45
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Viver mais e com qualidade está mais ao alcance do que se imagina. A Medicina do Estilo de Vida (MEV), área da medicina baseada em evidências científicas, propõe justamente isso: prevenir e tratar doenças por meio de mudanças no comportamento, na rotina e nos hábitos diários.

“O estilo de vida responde por grande parte das doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes tipo 2, obesidade e problemas cardiovasculares. Ou seja, cuidar do que se come, do quanto se move e de como se lida com o estresse pode determinar não só quanto tempo vamos viver, mas com que qualidade”, explica o cardiologista e especialista em MEV, Dr. Rafael Marchetti. “Não estamos falando de grandes sacrifícios, mas de pequenas decisões conscientes feitas todos os dias. São elas que, acumuladas ao longo do tempo, fazem a diferença entre adoecer ou envelhecer com saúde”, destaca.

A importância da rotina saudável

O especialista destaca como a mudança de hábitos pode transformar a vida de uma pessoa. “Pequenas mudanças na rotina podem ter um impacto enorme na longevidade. Manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente, dormir bem, cuidar da saúde mental e realizar check-ups periódicos são atitudes simples, mas que reduzem significativamente o risco de doenças crônicas. A prevenção começa no dia a dia, e investir nesses hábitos é garantir mais anos com qualidade de vida e disposição”, afirma o cardiologista.

5 hábitos para ter mais longevidade saudável

1. Caminhe 30 minutos por dia

O movimento regular é um dos pilares da longevidade. Caminhar diariamente ajuda a controlar o peso, reduz o risco de doenças cardiovasculares e melhora o humor. “A caminhada é democrática, acessível e já promove importantes adaptações no corpo, principalmente quando feita ao ar livre e com regularidade”, diz o especialista.

2. Invista em alimentação natural e colorida

Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados e aumentar o consumo de frutas, legumes, verduras e cereais integrais melhora a imunidade, reduz inflamações e regula o metabolismo. “A comida de verdade é um remédio preventivo. Uma refeição equilibrada tem poder direto sobre a saúde celular e até sobre o humor”, reforça.

3. Durma bem, sempre que possível nos mesmos horários

O sono é restaurador e fundamental tanto para o corpo quanto para o cérebro. Dormir mal compromete a memória, o metabolismo, a saúde hormonal e aumenta o risco de doenças crônicas. “Ter um sono de qualidade é tão importante quanto comer bem e se exercitar. Estabelecer uma rotina de horários ajuda muito”, aponta Marchetti.

4. Cuide do coração com pausas conscientes

O estresse crônico é um dos principais inimigos da saúde cardiovascular, por isso, reservar momentos do dia para respirar com calma, meditar ou simplesmente parar por alguns minutos reduz a pressão arterial e equilibra o sistema nervoso. “Nosso coração sente tudo o que vivemos. Aprender a desacelerar protege o corpo inteiro”, alerta o cardiologista.

5. Fortaleça seus vínculos sociais

Estudos mostram que pessoas com conexões sociais fortes vivem mais. Ter com quem contar, trocar ideias ou simplesmente conversar libera hormônios de bem-estar e fortalece a saúde mental. “Isolamento não é natural. Relações saudáveis são fatores de proteção tão poderoso quanto qualquer vitamina”, afirma.

Sobre o Dr. Rafael Marchetti

Rafael Marchetti é médico formado pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, com especialização em Cardiologia e título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Possui pós-graduação em Medicina do Exercício e do Esporte, certificação internacional em Medicina do Estilo de Vida pelo IBLM e MBA em Gestão de Saúde. Com 20 anos de experiência, já coordenou UTIs cardiológicas e preceptou residência médica. Atualmente, atua no projeto Cardioendocrino & Lifestyle Medicine e no Lapinha Spa. É coautor do livro Revolução Alimentar e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

*Texto escrito em parceria com Dr. Rafael Marchetti e MF Press Global

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também