Home
Tecnologia
Epic ofereceu US$ 200 milhões à Sony para ter jogos de PS em sua loja
Tecnologia

Epic ofereceu US$ 200 milhões à Sony para ter jogos de PS em sua loja

publisherLogo
Tecmundo
23/08/2021 14h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14644625/original/open-uri20210823-19-1we8j67?1629730149
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Tudo bem que os jogos de PlayStation andam meio caros, mas 200 milhões de dólares (quase 1,1 bilhão, no câmbio atual) parece bastante grana para levar 4 a 6 games para casa, né? A Epic ofereceu essa quantia à Sony — mas não para jogar, é claro. A oferta era para oferecer alguns títulos exclusivos do PlayStation na Epic Games Store, para PC. 

Não se sabe quais títulos seriam esses, nem se a Epic buscava um acordo de exclusividade com a Sony — evitando que os mesmos jogos também chegassem na Steam, por exemplo. O que sabemos é que essa grana toda fazia parte de um plano geral da Epic para incluir vários exclusivos de consoles em sua plataforma. Também haviam conversas com a Microsoft para trazer títulos do Xbox e negociações com a Nintendo. 

Parte da treta judicial com a Apple

Essas descobertas surgiram depois que documentos confidenciais da Epic, com mais de 200 páginas, se tornaram públicos na justiça. Isso porque a empresa meteu aquele processinho na Apple, depois de polêmicas envolvendo seu principal produto, o Fortnite. Confira um print dos tais documentos que já não são mais confidenciais:

Imagem: IGN/ReproduçãoImagem: IGN/Reprodução

Como você pode ver, os tópicos não dão muitos detalhes do que a Epic estava conversando com as gigantes dos consoles, mas explica um pouco das táticas da empresa. Com a Sony, por exemplo, a oferta havia sido "ampliada" para as tais 200 milhas e a Epic estava esperando um retorno dos japoneses.

Com a Microsoft, as conversas estavam em início e há uma anotação sobre o chefe do Xbox, Phil Spencer, encontrar com o CEO da Valve, Gabe Newell, "ocasionalmente". Por outro lado, a Epic também parece estar ciente que a Microsoft tem suas estratégias contra ela — é provável que estivessem falando do Xbox Game Pass para PC. 

Com a Nintendo, em compensação, não havia perspectivas promissoras: as negociações são descritas com o termo "moonshot", que, no jargão dos negócios, significa algo muito audacioso e com poucas chances de dar certo.

Voltando à Sony, os documentos não dizem se os 200 milhões foram transferidos mesmo, mas a verdade é que a empresa já sinalizou que vai lançar mais títulos exclusivos no PC. Uncharted IV, lançado exclusivamente para o Playstation 4 em 2016, é um dos games que deve chegar em breve aos computadores — agora resta descobrir se será pela Epic ou por outra plataforma.

 

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também