Home
Estilo de Vida
Entenda se cirurgia plástica pode ser feita após rinomodelação no nariz
Estilo de Vida

Entenda se cirurgia plástica pode ser feita após rinomodelação no nariz

publisherLogo
Bons Fluidos
21/03/2023 22h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15474196/original/open-uri20230321-18-h0uyj4?1679440497
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Desde que foi anunciada como participante do BBB 23, a aparência da atriz Bruna Griphao é um dos assuntos mais comentados entre os internautas. Conhecida desde os 10 anos, a mudança física da cantora chamou atenção do público e rendeu diversas declarações de sua parte; entre elas, a mais recente insatisfação com o resultado de uma rinomodelação.

Durante uma conversa com Gabriel Santana e Marvilla, na casa mais vigiada do Brasil, a atriz revelou: “Eu vou passar na xepa, mas eu vou passar feliz. Quando eu sair do Big Brother, vou operar o meu nariz”, brincou a sister, que completou afirmando ter se arrependido do procedimento. “Ficou maior do que já é, enorme. Botei preenchimento para ele ficar mais retinho e ficou uma coisa horrível”, disse.

Com isso, logo surgiram diversas perguntas sobre a associação da rinomodelação à rinoplastia. Por isso, o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons) e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), esclarece alguns dos principais questionamentos de quem deseja realizar a técnica. Veja!

1. É possível fazer rinoplastia após a rinomodelação?

Segundo o Dr. Paolo Rubez, é perfeitamente possível. “A realização da rinoplastia após a rinomodelação não é uma prática incomum. Enquanto alguns pacientes chegam ao consultório querendo tornar permanente o resultado já perdido da rinomodelação, outros realizaram o procedimento injetável justamente para ter uma ideia de como seria o efeito da cirurgia plástica e, assim, realizá-la com maior confiança”, diz o especialista.

Assim como Bruna Griphao, existem os pacientes que procuram o procedimento por insatisfação. “Existe ainda um grupo de pacientes que busca a rinoplastia por não estar satisfeito com o resultado da rinomodelação, pois é um procedimento com certas limitações, sendo indicado geralmente apenas para a correção de leves assimetrias e imperfeições no nariz”, explica o Dr. Paolo Rubez.

2. Qual é o intervalo indicado entre a realização dos procedimentos?

Aqueles que desejam realizar a rinoplastia após a rinomodelação precisam adotar alguns cuidados adicionais, como aguardar a reabsorção da substância preenchedora. “A principal substância utilizada nos preenchimentos injetáveis é o ácido hialurônico, que, por ser biocompatível, é reabsorvido pelo organismo em torno de um ano”, diz o médico cirurgião.

Por isso, segundo ele, o ideal é aguardar esse período antes de fazer a rinoplastia. “Dessa forma, o médico poderá avaliar seu nariz como realmente é para elaborar uma estratégia capaz de conferir resultados satisfatórios e, ao mesmo tempo, naturais”.

Entretanto, conforme explica o especialista, ainda existem soluções para quem deseja corrigir o incômodo mais rápido. “Dependendo do caso, quando o paciente está com pressa para realizar a cirurgia , uma opção é a aplicação de hialuronidase, uma enzima que degrada o ácido hialurônico rapidamente, revertendo seus efeitos. A substância deve ser aplicada pelo menos 2 semanas antes da cirurgia, mas pode não degradar o ácido por completo em apenas uma aplicação”, diz o profissional.

Médico examinando o nariz de uma mulher
Aplicação de preenchedores depende do resultado desejado pelo paciente (Imagem: Gerain0812 | Shutterstock)

3. É possível aplicar preenchedores após a rinoplastia?

Segundo o especialista, a possibilidade da aplicação de preenchedores após a rinoplastia, caso os pacientes ainda não estejam satisfeitos com o resultado, é viável dependendo das suas expectativas. “Caso o paciente queira apenas melhorar discretamente detalhes do nariz, a rinomodelação pode ser realizada”, afirma.

Contudo, há casos em que ela não é indicada. “Em casos em que o paciente está muito insatisfeito com o resultado ou sofre com comprometimentos estéticos ou funcionais do nariz causados pela primeira rinoplastia, como assimetrias, deformidades e diminuição da capacidade respiratória, o ideal é optar pela rinoplastia secundária ou revisional, que nada mais é que a realização de uma nova cirurgia plástica no nariz”, diz o Dr. Paolo Rubez.

No entanto, o especialista explica que, antes de definir o melhor procedimento, é necessário conversar com um profissional. “A decisão por um dos dois procedimentos deve ser feita pelo paciente em conjunto com o cirurgião plástico, que poderá realizar uma avaliação para indicar a opção mais recomendada em cada caso”, explica.

Consulte um especialista

Conforme o especialista, antes de realizar o procedimento, é fundamental buscar um cirurgião plástico com vasta experiência em rinoplastia. “Devido à aplicação do preenchedor, o médico poderá encontrar um pouco de fibrose ou restos da substância no local durante a cirurgia, então é fundamental que o profissional tenha amplo conhecimento da técnica e da estrutura do nariz para garantir resultados satisfatórios, naturais e sem complicações”, finaliza o médico.

Por Maria Claudia Amoroso

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também