A importância do descanso
Tecmundo
Vivemos em uma era em que a produtividade é venerada e o descanso muitas vezes é negligenciado. O mundo moderno é frenético, marcado por prazos apertados, metas a cumprir e uma constante pressão para estar sempre em atividade.
Descanso para que as pessoas tenham clareza e sejam incentivadas a fazer pausas durante o dia, criar uma rotina mais leve e descansar. Essa política conta com combinados e boas práticas para horários de reuniões, dias off para fins pessoais, recessos e emendas de feriados, tudo isso para incentivar e fortalecer o equilíbrio no dia a dia.
Já olhando para um movimento que vem acontecendo em diversos países e chegou recentemente no Brasil, a Semana de 4 Dias pode ser uma boa resposta sobre como descansar mais - mantendo a remuneração - pode gerar a mesma produtividade ou maior.
Segundo o estudo 4 Day Week Global, realizado pelo think thank Autonomy e pela 4 Day Week UK Campaign, em parceria com pesquisadores da Universidade de Cambridge, da Universidade de Oxford e do Boston College, no Reino Unido 92% das empresas que finalizaram os testes de redução de dias trabalhados decidiram seguir com o modelo, a receita aumentou em 2% e o melhor, funcionários relataram diminuição de burnout em 71%.
Falamos bastante do sono como meio vital de descanso, mas podemos descansar mentalmente e praticar o autocuidado de outras maneiras também a fim de evitar o adoecimento e viver uma vida mais leve e equilibrada. Mariana Clark, consultora e psicóloga especializada em saúde mental, nos orientou em uma palestra na DeÔnibus a dedicar pelo menos 15 minutos por dia em alguma atividade que goste.
As atividades podem ser diversas, como ler e escrever, desconexão digital, atividades manuais e criativas, exercício físico, caminhada pelo bairro , momentos de contato com a natureza, boas conversas com amigos, entre muitas outras opções.
Esse assunto foi escolhido a dedo para essa virada de ano. Aproveite para tentar desacelerar e fazer atividades que ajudem a descansar corpo e mente. Priorizar o descanso não é apenas benéfico para a saúde, mas também é um investimento na produtividade e na qualidade de vida.