Friends: série é censurada na China; saiba detalhes!
Tecmundo
O aclamado seriado Friends , que até hoje diverte milhões de fãs ao redor do mundo, está sendo censurado na China, segundo os fãs residentes no país. A China, que é conhecida pelas restrições impostas aos seus moradores quando os assuntos são internet e conteúdo produzido no ocidente, agora decidiu editar determinados episódios da série.
Quem não está gostando nada da restrição são os fãs chineses da série de comédia, que estão denunciando a censura aplicada em vários episódios: especificamente aqueles que exibem algum conteúdo LGBTQIA+.
Episódios editados
Carol, ex-esposa de Ross, e a atual esposa.
Segundo a agência de notícias Reuters, várias plataformas de streaming, incluindo Tencent, Youku, IQIYI e Bilibili, começaram a exibir novamente episódios da primeira temporada de Friends na última sexta-feira (11) - após vários anos de hiato. Foi quando os fãs da série notaram que vários momentos da versão americana foram editados.
Um momento em particular, quando Ross compartilha que sua esposa é lésbica, foi deletado. Outra parte que os fãs alegam ter sido editada é aquela em que Joey sugere ir a um clube de striptease. Segundo eles, na tradução do Tencent Video, Joey diz que eles deveriam sair para se divertir.
Censura aos fãs de Friends
Acontece que os fãs também alegam estar sendo censurados. Segundo eles, seu clamor pelo fim das restrições nos episódios em sites de mídia social, como o Weibo, também está sendo limitado. A hashtag #Friendshasbeencensored ("Friends foi censurado") atualmente não produz resultados, de acordo com a reportagem.
Censura de Friends na China
O Partido Comunista da China censura fortemente conteúdos de mídia que não estão de acordo com "o interesse nacional". Algumas das razões afirmadas pelo governo para recorrer à censura incluem o menosprezo às tradições culturais do país, agressões à política religiosa ou perigo à moralidade social.
Em 2015, a China já havia proibido a exibição e distribuição de programas de TV e de filmes que retratassem o que o governo considerava “relações sexuais anormais”, entre eles conteúdos que envolvem gays, lésbicas, bissexuais e transexuais.
Segundo a Reuters, nos últimos anos, o país derrubou dezenas de milhares de sites e contas de mídia social que continham o que a China diz ser conteúdo ilegal, além de material considerado vulgar ou pornográfico pelo Partido Comunista.
No Brasil, os episódios de Friends estão disponíveis na plataforma HBO Max.