TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Após 37 dias no hospital, Papa Francisco deixa internação; saiba como está a saúde do pontífice
Notícias

Após 37 dias no hospital, Papa Francisco deixa internação; saiba como está a saúde do pontífice

publisherLogo
Anamaria
24/03/2025 20h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16490347/original/open-uri20250324-18-1peu3lf?1742846564
© Crédito: Divulgação│Vaticano
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Após 37 dias internado, o papa Francisco finalmente deixou o hospital Gemelli, em Roma, no último domingo (23). O pontífice, que enfrentou uma pneumonia bilateral, segue em recuperação e precisará de repouso por pelo menos dois meses. Mas, afinal, como está a saúde do líder religioso agora? Vamos explicar tudo!

Antes de deixar o hospital, o papa, que teve alta médica, encontrou forças para aparecer na janela e acenar para os fiéis que o aguardavam do lado de fora. Com um sorriso no rosto, ele disse um sincero “Obrigado a todos” antes de partir em um carro, sentado no banco da frente.

Apesar da melhora, os médicos alertam que a recuperação ainda será longa. Francisco precisará de cuidados especiais, como terapia respiratória e motora, para recuperar sua autonomia, segundo informações apuradas pela BBC News em Roma. Além disso, ele continuará usando oxigênio por meio de cânulas nasais.

Desafios na recuperação do pontífice

Segundo os médicos, o Papa enfrentou momentos críticos durante a internação. Em duas ocasiões, sua vida chegou a correr risco devido à gravidade da pneumonia. Ainda assim, ele nunca precisou de intubação e manteve-se consciente o tempo todo.

Por outro lado, o uso prolongado de oxigênio de alto fluxo trouxe um desafio inesperado: o pontífice precisará reaprender a falar, já que o tratamento resseca as cordas vocais. De acordo com o cardeal Victor Fernandez, sua condição física geral está estável e sem grandes alterações.

Restrições pós-alta para proteger o líder religioso

Para evitar novas infecções, o pontífice terá algumas limitações nos próximos meses:

  • Não poderá receber crianças;
  • Evitará grandes aglomerações;
  • Continuará com sessões de fisioterapia.

Além disso, os médicos reforçam que, devido à sua idade (88 anos) e ao histórico de problemas pulmonares, a recuperação deve ser cautelosa.

O local onde Francisco ficou internado não foi escolhido por acaso. O Gemelli é conhecido como o “Hospital do Papa”, já que João Paulo II ficou ali diversas vezes. Inclusive, há uma ala especial reservada para pontífices desde os anos 1980.

Vale destacar que essa não foi a primeira vez que o papa Francisco se tratou no Gemelli. Em 2023, ele já havia passado por internações devido à bronquite e uma cirurgia de hérnia.

Mensagem de gratidão e fé

Durante a internação, o Papa recebeu milhares de mensagens de apoio e se emocionou especialmente com as cartinhas das crianças. Em um áudio divulgado recentemente, ele agradeceu aos fiéis pelas orações, demonstrando sua voz ainda fraca, mas cheia de esperança.

Agora, com a alta hospitalar, o Vaticano reforça que o Papa segue firme em seu pontificado e não há planos de renúncia.

 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também