Aurora boreal é vista em céus do Reino Unido, onde o fenômeno é raro
Aventuras Na História
A aurora boreal é um fenômeno luminoso que acontece no hemisfério norte, normalmente em latitudes próximas ao polo. No último domingo, 26, o evento foi visível no céu do Reino Unido, até em pontos ao sul da Inglaterra, como Kent e Cornwall.
O País de Gales, a Escócia e a Irlanda do Norte também puderam ver o show de luzes natural, como informou o G1. Existe uma possibilidade de que a aurora boreal possa ser vista de novo no país nesta segunda-feira, 27.
O fenômeno acontece muito mais comumente em países mais próximos ao Polo Norte, como a Islândia. No Reino Unido, é raro que a aurora boreal possa ser vista da Inglaterra, sendo mais comum na Escócia e, de maneira muito menos frequente, na Irlanda do Norte. Uma aparição dessas, que engloba todo o Reino Unido, incluindo cidades do sul da Inglaterra, é raríssima.
Aurora boreal
A aurora polar é um espetacular fenômeno natural que gera luzes coloridas no céu de locais em latitudes elevadas. Quando ela acontece no hemisfério norte, é chamada pelo nome mais comum de aurora boreal.
Uma erupção solar que manda partículas com carga de energia e luz para a Terra é o fenômeno que tem como consequência a aurora boreal, que acontece quando essas partículas interagem com a atmosfera do planeta. As cores que mais são geradas nesse fenômeno são o verde e o vermelho.
O fenômeno óptico causado por essa interferência na atmosfera terrestre é muito famoso e atrai turistas do mundo todo para países do hemisfério norte na busca de conseguir presenciar a aurora boreal.
Assista a um vídeo do jornal britânico The Telegraph mostrando a aparição da aurora boreal no país, no último domingo, 26: