Caverna na Espanha revela antigo santuário romano
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4386/thumb/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png)
Aventuras Na História
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Uma expedição arqueológica na Espanha revelou um capítulo fascinante da história romana, com a descoberta de um santuário numa caverna parcialmente inundada. O achado evidencia a presença romana na região e suas práticas religiosas.
A descoberta ocorreu na Cova de les Dones, situada no leste da Espanha, quando os pesquisadores exploravam suas profundezas. De acordo com uma declaração divulgada pela Universidade de Alicante, uma moeda enferrujada, datada da época do Imperador Cláudio (41-54 d.C.), foi encontrada presa em uma fenda no teto da caverna, sugerindo ter sido deixada no local como uma oferenda ritual.
![Foto](https://timnews.com.br/tagger/images?url=https%3A%2F%2Faventurasnahistoria.com.br%2Fmedia%2Fuploads%2F2025%2F02%2Fmoeda.jpg)
Além da moeda, a equipe encontrou 15 inscrições nas paredes da caverna, feitas por habitantes da Península Ibérica durante a ocupação romana. O significado exato dessas inscrições ainda é desconhecido, mas sua presença, além da moeda, indica que o local era considerado um santuário.
![Foto](https://timnews.com.br/tagger/images?url=https%3A%2F%2Faventurasnahistoria.com.br%2Fmedia%2Fuploads%2F2025%2F02%2Finscricoes.jpg)
Cova de les Dones
A Cova de les Dones já era conhecida por abrigar vestígios de ocupação humana no passado, incluindo cerâmicas da Idade do Ferro e arte rupestre pré-histórica. Um estudo de 2023 catalogou mais de 110 pinturas nas profundezas da caverna, algumas com mais de 24.000 anos, como as marcas de garras de ursos das cavernas que se sobrepõem a algumas das pinturas.
As novas descobertas sugerem que os romanos podem ter usado a caverna para realizar rituais durante o primeiro século d.C. Aitor Ruiz-Redondo, professor de pré-história na Universidade de Zaragoza e um dos líderes da exploração, destacou a importância da descoberta ao jornal espanhol 'Levante': "As inscrições e a moeda fornecem evidências irrefutáveis de que o santuário continuou a ser usado ou foi reaproveitado pelos romanos"
Esta descoberta confirma a continuidade do uso ritual do local ao longo de diferentes períodos históricos", destacou Ruiz-Redondo.
Segundo o Live Science, as inscrições romanas estão localizadas a cerca de 200 metros da entrada da caverna. A Cova de les Dones consiste em uma única câmara de 500 metros de profundidade e se abre para um cânion íngreme.
Os arqueólogos acreditam que grandes seções da caverna ainda não foram exploradas e que novas evidências de atividade humana antiga podem ser encontradas no futuro. As seções conhecidas de arte pré-histórica também podem revelar surpresas, já que os pesquisadores estudaram apenas um quinto das pinturas em detalhes até agora.
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)