Começa julgamento de grupo por roubo de vaso sanitário de ouro da casa de Churchill

Aventuras Na História






Na última segunda-feira, 24, começou o julgamento em um tribunal inglês de três acusados de roubar um vaso sanitário. Vale ressaltar, porém, que o item não é um mero utensílio de banheiro, mas sim uma peça de arte de ouro 18 quilates que estava exposta no local de nascimento do ex-primeiro-ministro do Reino Unido Winston Churchill.
O vaso sanitário, uma obra de arte chamada 'America', foi desenvolvido pelo artista italiano Maurizio Catellan. A peça foi roubada dos aposentos do Palácio de Blenheim, no sul da Inglaterra, propriedade da família de Churchill.
Segundo repercutido pela Reuters, o Palácio de Blenheim é uma importante atração turística local e também considerado patrimônio cultural da Unesco.
O roubo
De acordo com o promotor Julian Christopher, um grupo de cinco homens invadiram o local com dois veículos que haviam sido roubados. Eles passaram por portões de madeira que estavam trancados e adentraram o terreno pouco antes do amanhecer do dua 14 de setembro de 2019.
Christopher aponta que o bando teria entrado por uma janela. Eles ainda quebraram uma porta de madeira antes de arrancar o vaso sanitário da parede. Toda a ação durou cerca de cinco minutos.
Pesando 98 quilos, o vaso sanitário tinha seguro de 6 milhões de dólares (cerca de R$ 34 milhões). Os promotores acreditam que o objeto foi dividido em quantidades menores; o que ajudaria na comercialização do ouro.
Os acusados são: Michael Jones (de 39 anos) que responde por roubo; Fred Doe (36) e Bora Guccuk (40) por conspiração para ocultar ou transferir propriedade criminosa. Ambos dizem ser inocentes. Há também um quarto envolvido, James Sheen (39) que já declarou sua culpa por roubo. O julgamento deve prosseguir pelas próximas quatro semanas.


