Home
Notícias
Começa julgamento de grupo por roubo de vaso sanitário de ouro da casa de Churchill
Notícias

Começa julgamento de grupo por roubo de vaso sanitário de ouro da casa de Churchill

publisherLogo
Aventuras Na História
25/02/2025 16h20
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16471102/original/open-uri20250225-56-wvdvqc?1740500923
©Reprodução/Vídeo/ABC News
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na última segunda-feira, 24, começou o julgamento em um tribunal inglês de três acusados de roubar um vaso sanitário. Vale ressaltar, porém, que o item não é um mero utensílio de banheiro, mas sim uma peça de arte de ouro 18 quilates que estava exposta no local de nascimento do ex-primeiro-ministro do Reino Unido Winston Churchill.

O vaso sanitário, uma obra de arte chamada 'America', foi desenvolvido pelo artista italiano Maurizio Catellan. A peça foi roubada dos aposentos do Palácio de Blenheim, no sul da Inglaterra, propriedade da família de Churchill.

Segundo repercutido pela Reuters, o Palácio de Blenheim é uma importante atração turística local e também considerado patrimônio cultural da Unesco. 

O roubo

De acordo com o promotor Julian Christopher, um grupo de cinco homens invadiram o local com dois veículos que haviam sido roubados. Eles passaram por portões de madeira que estavam trancados e adentraram o terreno pouco antes do amanhecer do dua 14 de setembro de 2019. 

Christopher aponta que o bando teria entrado por uma janela. Eles ainda quebraram uma porta de madeira antes de arrancar o vaso sanitário da parede. Toda a ação durou cerca de cinco minutos. 

Pesando 98 quilos, o vaso sanitário tinha seguro de 6 milhões de dólares (cerca de R$ 34 milhões). Os promotores acreditam que o objeto foi dividido em quantidades menores; o que ajudaria na comercialização do ouro. 

Os acusados são: Michael Jones (de 39 anos) que responde por roubo; Fred Doe (36) e Bora Guccuk (40) por conspiração para ocultar ou transferir propriedade criminosa. Ambos dizem ser inocentes. Há também um quarto envolvido, James Sheen (39) que já declarou sua culpa por roubo. O julgamento deve prosseguir pelas próximas quatro semanas. 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também