Dois conjuntos de tesouros vikings são encontrados em fazenda na Dinamarca
Aventuras Na História
Na península de Jutlândia, na Dinamarca, arqueólogos encontraram dois conjuntos de tesouros de vikings muito próximos um do outro, contendo diversas moedas de prata e joias. Esses artefatos de cerca de 1000 anos estão ajudando os pesquisadores a entender melhor o reinado de Haroldo I, também conhecido como Dente-Azul, que foi essencial para a conversão da Dinamarca ao cristianismo.
Os objetos encontrados incluem cerca de 300 peças de prata, incluindo 50 moedas e joias. Esses tesouros escondidos foram encontrados no ano passado enquanto um grupo de arqueologia local examinava, com detectores de metal, uma fazenda a nordeste da cidade de Hobro e próxima de Fyrkat, um forte construído para o rei Haroldo I lá pelo ano de 980 d.C.
Os diferentes conjuntos de tesouros foram enterrados a 30 metros de distância um do outro. Segundo informações do site de divulgação científica LiveScience, os objetos provavelmente foram sepultados debaixo de dois edifícios que hoje não existem mais. O equipamento da fazenda moveu esses tesouros e os mudou de lugar ao remexer o solo.
Haroldo I
Torben Trier Christiansen, um dos arqueólogos envolvidos com a descoberta, explicou ao LiveScience que o dono do tesouro provavelmente escondeu-o em duas partes de maneira deliberada, no caso de que uma delas se perdesse.
Entre os tesouros encontrados estão moedas dinamarquesas da época, incluindo "moedas de cruz" do rei Haroldo I nas décadas de 970 e 980. Essas peças eram parte de seu projeto de espalhar a religião cujo ele havia se convertido para unificar as tribos vikings guerreiras da Dinamarca.
O apelido do rei Haroldo I, "Dente-Azul", se traduz para inglês como "Bluetooth". O nome da tecnologia sem fio que hoje é usada por nossos celulares e computadores é uma homenagem a ele e seu símbolo é uma referência à pedra rúnica do rei, que unificou a Dinamarca e também foi monarca da Noruega. Ele morreu em batalha contra o próprio filho, Sweyn Forkbeard, que liderou uma rebelião contra seu pai e o sucedeu como rei dinamarquês.