Entenda a origem do nome da varejista Amazon, de Jeff Bezos
Aventuras Na História
Wilson Lima, governador do Amazonas revelou em uma entrevista ao “Jornal do Amazonas”, da Rede Amazônia, afiliada da Rede Globo, na última quarta-feira, 29, que uma de suas propostas para a COP 28 envolve estabelecer uma parceria com a Amazon, a empresa pertencente ao segundo indivíduo mais rico do mundo.
Nós vamos ter uma reunião com a Amazon, que é uma grande empresa, do Jeff Bezos, com o objetivo de fechar parceria. A Amazon usa o nome do Amazonas, usa o nome da Amazônia. Quanto é que a gente ganha por isso? A gente quer saber. Esse é um dos questionamentos que a gente vai fazer lá na COP”, afirmou Wilson.
O segmento da entrevista ganhou destaque nas redes sociais nesta quinta-feira, 30, despertando a curiosidade de muitos internautas sobre a origem do nome Amazon e quais tipos de parcerias Wilson Lima planeja estabelecer com a maior varejista do mundo, cujo valor de mercado ultrapassa US$ 1,5 trilhão.
A decisão de Jeff Bezos em nomear sua loja online de livros, lançada em julho de 1994, como Amazon, foi inspirada no rio Amazonas, o maior do mundo em extensão e vazão, conforme relatado por Joshua Weinstein, um amigo próximo do empresário, em um documentário da rede americana “PBS” de 2020.
Nomes diferentes
O Rio Amazonas, com 6.992,06 km de extensão, tem origem no Peru e deságua no Brasil, apresentando ao longo do percurso mais de 1.000 afluentes, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), como informa o portal Valor.
Esses dados coincidiam com a visão de Bezos de criar um empreendimento de grande magnitude, conforme descrito no livro 'A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a era da Amazon', escrito pelo jornalista Brad Stone. Antes de chegar a essa decisão, Bezos chegou a registrar outros domínios, como “Awake.com”, “Browse.com”, “Bookmall.com” e “Relentless.com”.