Escola em São Paulo é interditada após contaminação por gases
Aventuras Na História
Nesta quinta-feira, 9, o Centro Educacional Unificado (CEU) Três Pontes, localizado na zona leste de São Paulo, emitiu um aviso informando sobre a necessidade de interditar o prédio após um laudo identificar a contaminação do terreno pelos gases metano e etilbenzeno. Os 1900 estudantes foram transferidos para outras unidades.
Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, nenhuma pessoa foi contaminada ou corre risco de saúde por conta dos gases. Anteriormente, funcionários suspeitaram de um problema quando o pilar de uma das salas de aula começou a esquentar.
Medias
O CEU acionou a Secretaria de Obras e da Defesa Civil a fim de identificarem a origem do problema. Posteriormente, Bruno Lopes Correia, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Educação, informou que a prefeitura de São Paulo também contratou uma empresa especializada em engenharia ambiental para aprofundar o diagnóstico e investigar o caso.
A empresa de engenharia liberou o retorno das atividades, só permanecendo interditada a sala onde foi identificado o aquecimento do pilar. As crianças não correram nenhum perigo nesse período".
Ele acrescentou, em nota, que os gases foram identificados abaixo da laje do edifício e que, nesse caso, contaminam exclusivamente o solo:
Os engenheiros disseram que a inalação desse gás é improvável. Ele é nocivo ao meio ambiente, por isso, precisamos cuidar da situação. Mas garantimos que, em nenhum momento, a vida ou a saúde das crianças e professores estiveram em risco".
Retorno
De acordo com a prefeitura, toda a infraestrutura passará por uma reforma e uma equipe ficará responsável por extrair os gases do local. Os alunos e funcionários devem retomar as atividades no CEU a partir do segundo semestre letivo.