Espanha: Primeiro bebê europeu concebido por duas mães nasce no país
Aventuras Na História
Na última segunda-feira, 30, nasceu na maternidade do Hospital Juaneda Miramar, em Maiorca, na Espanha, o primeiro bebê europeu concebido por duas mulheres. O recém-nascido, que veio ao mundo com boa saúde e 3,3 kg, recebeu o nome de Derek, e é filho de Azahara, de 27 anos, e Estefanía, de 30.
As mulheres utilizaram do sistema INVOcell, que se trata de um aparelho que atua como uma pequena incubadora. O mesmo é colocado no colo do útero de uma das duas mulheres, fazendo com que o embrião se desenvolva, durante os primeiros dias, dentro do corpo.
Segundo repercutiu o jornal O Globo com informações de uma rede de televisão da Espanha, a IB3, quem tomou a cápsula de INVOcell foi a jovem Azahara, permitindo assim que, através desta etapa, o embrião começasse a se desenvolver. Após desenvolvido, a cápsula foi retirada com o embrião dentro e realocada no útero de Estefanía, que o carregou até o dia do parto.
Para o canal de TV citado, Azahara comentou sobre o breve período que o embrião esteve em seu corpo:
Quando me ofereceram para tê-lo no colo do útero por cinco dias, foi como se eu também o tivesse dentro de mim."
Outros detalhes
Através de uma nota publicada no site, o Hospital Juaneda Miramar informou sobre o caso: "Esse procedimento proporciona grande valor emocional pelo fato de ambas as mulheres terem compartilhado a gestação do embrião". Além disso, com relação ao processo de gestação, o mesmo teve início no último mês de março.