EUA: equipe de zoológico fica surpresa após gorila considerada macho dar à luz
Aventuras Na História
Nos Estados Unidos, a equipe de cuidadores de uma gorila fêmea do Zoológico e Aquário de Columbus, no estado de Ohio, ficou surpresa após a primata dar à luz um filhote. Isso porque, o grupo de cuidadores consideravam o animal, de 8 anos, como sendo do “sexo masculino”.
A gorila, identificada como Sully, apareceu segurando o seu filhote no último dia 13. Ela, que chegou quando bebê e vive no zoológico desde 2019, mora com sua mãe e outros gorilas no espaço.
Vale destacar que esses animais são capazes de se reproduzirem somente a partir dos 5 anos e que até cerca dos 8 anos, tanto fêmeas quanto machos não apresentam órgãos sexuais proeminentes. Além, disso, nessa época os animais de ambos os sexos possuem tamanhos aproximados.
Em comunicado emitido, o zoológico informou: “é difícil dizer o sexo dos gorilas mais jovens”. Esses bichos se tornam sexualmente dimórficos conforme crescem, o que, de acordo com a instituição, “significa que machos e fêmeas parecem muito diferentes”.
Além disso, o Zoológico e Aquário de Columbus afirmou, conforme repercutiu a revista Galileu, que: “No entanto, os machos não desenvolvem seu tamanho grande característico, costas prateadas e grandes protuberâncias na cabeça (chamadas cristas sagitais) até os 12 anos de idade ou mais tarde”.
Outros detalhes
Por conta de seu abdômen grande, as gorilas fêmeas quase nunca mostram sinais de gravidez. A gestação desse grupo de animais costuma durar um período de 8,5 meses.
Quanto ao filhote de Sully, trata-se de uma fêmea. Sobre o nascimento do novo primata, o zoológico relatou:
Estamos entusiasmados com a adição de outro nascimento para esta espécie criticamente ameaçada de extinção".