Homem é resgatado de escombros de terremoto na Turquia após 278 horas
Aventuras Na História
Hakan Yasinoglu estava soterrado há 278 horas depois do terremoto de magnitude 7.8 na escala Richter que atingiu a Turquia e a Síria no último dia 6 de fevereiro. O homem de 45 anos foi resgatado dos escombros de um prédio na província de Hatay nesta sexta-feira, 17. As informações são do UOL.
A província de Hatay foi uma das áreas mais impactadas pelo terremoto. O resgate de Hakan é o terceiro que acontece na região nos últimos dois dias. Na noite de quinta, 16, um homem de 26 e outro de 34 anos foram resgatados dos escombros de outro prédio nas redondezas. Eles estavam presos há 260 horas.
Alguns socorristas que estavam perto do edifício ouviram os barulhos das vozes dos homens e começaram a escavar na direção de onde vinham os ruídos. Só por causa disso eles foram salvos.
O terremoto durou um minuto e meio, mas suas réplicas se estenderam por dias. As mortes confirmadas na Turquia são 36.187, junto de 5.814 na Síria. Somadas, as fatalidades da tragédia são 42.001.
Assistência social
A União Europeia anunciou que enviou 5,5 milhões de euros para a Turquia, na forma de ajudas humanitárias, e mais 10 milhões de euros para a Síria, para auxiliar na primeira resposta aos terremotos.
Especialmente para a Turquia, os 18 países-membros que estão mais envolvidos nas ajudas enviaram não só dinheiro, mas também equipamentos de resgate, para moradia, geradores de energia, equipamentos e itens médicos e socorristas, junto de equipes médicas especializadas para auxiliar nos resgates.
A região italiana de Piemonte enviou um hospital de campo para ser instalado na cidade de Antioquia, uma das mais afetadas pelo terremoto. 76 pessoas vão trabalhar no hospital provisório, incluindo 40 voluntários da Defesa Civil de Piemonte. Antioquia é conhecida no estudo da História por ser citada na Bíblia, e até hoje recebe peregrinações de fiéis.