Islândia: Moradores se preparam para ‘iminente’ erupção vulcânica
Aventuras Na História
Moradores da Islândia estão se preparando para a possível erupção de um vulcão, que se acontecer, terão apenas 30 minutos para evacuar suas casas. Nesta quinta-feira, especialistas esclareceram à mídia global que há indícios de que a estrutura geológica está “prestes a explodir”. Há cerca de uma semana, quatro mil habitantes de Grindavik, cidade ao sul do país, deixaram a região por medo de uma possível catástrofe.
No último dia 10 de novembro, as autoridades da Islândia decretaram estado de emergência no país, após o registro de abalos sísmicos na região, que poderiam preceder uma erupção vulcânica. Especialistas meteorológicos já apontaram que quantidades significativas de magma começaram a emergir nos últimos dias.
Conforme repercutido pelo jornal O Globo, Organização Meteorológica Islandesa (IMO) anunciou na última terça-feira, 21, que a “zona de perigo” do vulcão se expandiu. Na última semana, milhares de tremores foram observados, mas desde a segunda-feira, este número caiu para 165. Segundo os especialistas, essa mudança não é nada positiva, pois com menos abalos, o vulcão pode entrar em erupção.
Perigo
Ao jornal The Independent, Kristín Jónsdóttir, da IMO, explicou que “a diminuição de terremotos foi vista no passado como um sinal de que o magma está se aproximando da superfície terrestre”. As autoridades também ressaltaram que, mesmo que o vulcão não entre em erupção, a região só estará segura para os moradores daqui a alguns meses.
Um drone do canal de televisão, CNN, captou imagens do interior da cratera, como mostra a publicação abaixo. Agora, o governo da Islândia se prepara para levantar muros de segurança ao redor de uma usina geotérmica do país, para protegê-la da possível lava.