Juiz chama Bolsonaro de 'nazifascista' e apoiadores de 'gado'
Aventuras Na História
Durante um despacho realizado na última sexta, 4, que determinaria a desobstrução das rodovias ocupadas por apoiadores do Bolsonaro no Rio Grande do Sul, o juiz federal Carlos Felipe Komorowski comparou os manifestantes bolsonaristas a "gado", além de ter se referido ao atual presidente, Jair Bolsonaro, como um "nazifascista" — tal como Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, da Rússia.
Depois da derrota de Bolsonaro nas eleições, que foram finalizadas no último domingo, 30, manifestantes ocuparam as estradas de todo o Brasil, enquanto defendiam um golpe contra a posse do novo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, além do que chamam de "intervenção federal".
Após as discussões, o juiz federal Carlos Felipe Komorowski mandou que multassem as pessoas presentes nestas manifestações em um valor de R$ 10 mil, e as empresas em R$ 100 mil, sendo o valor duplicado a cada uma hora a mais de descumprimento da decisão de acabar com os bloqueios nas estradas, como informado pelo portal de notícias UOL.
Nazifascismo e gado
Ainda no que se refere ao movimento bolsonarista extremo e de difícil contenção, o juiz fez uma reflexão sobre o que alguns dos líderes globais da atualidade representam, e inclui o presidente Jair Bolsonaro dentro de uma lista de nazifascistas modernos, ao lado do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o atual presidente russo, Vladimir Putin.
Avançamos trinta e quatro anos [desde a Constituição de 1988] e líderes nazifascistas modernos têm ganhado apoio popular, por exemplo, Bolsonaro, Trump e Putin. Nazistas, porque espalham a morte com base na discriminação e fascistas, porque buscam a dominação de tudo e de todos", disse Komorowski.
Em sequência, ele ainda reflete sobre a forte adesão de pessoas aos discursos nazifascistas e o comportamento de gado presente em grande parte da sociedade. "Não entendo a adesão das pessoas a líderes desse nível. O que explica o desejo pelo nazifascismo?"
O gosto de ser tocado feito gado é uma manifestação de masoquismo? - com a licença do gado vacum, já tão explorado e ainda tem seu nome e imagem associados a isso", conclui o juiz, fazendo um trocadilho com os eleitores de Bolsonaro, referindo-se a eles como 'gado', tal qual os opositores.