Museu identifica naufrágio como sendo Endeavour, o navio do Capitão Cook
Aventuras Na História
Cientistas marítimos australianos reforçaram as alegações de que um naufrágio encontrado na costa dos EUA é o Endeavour, navio do Capitão Cook usado em suas explorações pelo Pacífico Sul.
A primeira declaração feita pelo Museu Marítimo Nacional Australiano afirmando que o naufrágio, localizado em Newport Harbour, Rhode Island, seria a embarcação Endeavour se deu em fevereiro de 2022.
Agora, a instituição anunciou que um poço de bombeamento e uma seção da proa do navio fornecem evidências adicionais sobre a identidade da embarcação. As informações são do portal ABC News.
Características únicas
Apesar de críticas de especialistas americanos, o museu reafirmou suas alegações, destacando a correspondência com as características únicas do navio do Capitão Cook.
"A pesquisa adicional feita por nossos arqueólogos marítimos que levou à identificação do poço da bomba, que por sua vez permitiu clareza sobre a posição física final do naufrágio e a articulação da quilha-haste, fornece mais evidências sobre a identidade do naufrágio", disse Daryl Karp, a diretora do Museu Marítimo. O relatório final será divulgado em 2024.
O Endeavour, usado por James Cook entre 1768-1770, foi renomeado Lord Sandwich e acabou afundando em 1778 durante a Guerra da Independência Americana.