Home
Notícias
NASA alerta sobre asteroides gigantes cruzando a órbita da Terra nesta semana
Notícias

NASA alerta sobre asteroides gigantes cruzando a órbita da Terra nesta semana

publisherLogo
Aventuras Na História
27/02/2023 21h49
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15442494/original/open-uri20230227-19-1td6yq?1677535933
©Divulgação/Frantisek Krejci/Pixabay
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Diversos asteroides chamam o nosso sistema solar de casa, passeando em alta velocidade pelo espaço. Nesta semana, a NASA anunciou que três deles, mais ou menos do tamanho de arranha-céus, vão passar ao lado da Terra. Sim, só ao lado, sem risco de colisão e passando quase 3,5 milhões de quilômetros longe do planeta. Mesmo assim, a agência espacial classificou dois deles como potencialmente perigosos.

Nesta segunda-feira, 27, um asteroide chamado 2012 DK31 vai passar pelo planeta a uma distância confortável de 4,8 milhões de quilômetros. Ele tem 137 metros de comprimento, mais ou menos o tamanho de um edifício de 40 andares. A órbita desse asteroide ao redor do Sol coincide com a órbita da Terra de anos em anos.

Na terça-feira, 28, um asteroide com um tamanho parecido ao do dia anterior também vai passar perto da Terra. Perto, claro, é relativo quando falando do espaço. Conhecida como 2006 BE55, a rocha espacial cruza a órbita da Terra a cada 4 ou 5 anos, mas, segundo o LiveScience, com 3,5 milhões de quilômetros de distância.

Um terceiro asteroide vai cruzar a órbita da Terra na sexta-feira, 3 de março. Com um tamanho de 76 metros e voando a uma distância de 5,3 milhões de quilômetros do nosso planeta azul, o 2021 QW não é grande o suficiente para ser classificado pela NASA como um PHA, ou seja, um asteroide potencialmente perigoso (em inglês, ‘potentially hazardous asteroid’).

Potencialmente perigosos

A medida de asteroides PHA, ou seja, grandes rochas espaciais que podem ser potencialmente perigosas para o planeta Terra, é uma tarefa de prevenção importante realizada pela NASA. 

A agência espacial classifica como possivelmente danoso qualquer asteroide que seja grande o suficiente e esteja orbitando de maneira próxima o suficiente ao planeta Terra, de modo que, se sua trajetória mudar repentinamente, uma colisão representaria um sério perigo.

Para a NASA, normalmente qualquer asteroide com mais de cerca de 137 metros e orbitando numa distância de até 7,5 milhões de quilômetros da Terra é classificado como potencialmente perigoso. Os cálculos da agência mostram que nenhum asteroide está em rota de colisão com a Terra pelos próximos 100 anos, no mínimo.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também