Home
Notícias
Navio da 2ª Guerra que afundou com 1000 soldados aliados é encontrado nas Filipinas
Notícias

Navio da 2ª Guerra que afundou com 1000 soldados aliados é encontrado nas Filipinas

publisherLogo
Aventuras Na História
27/04/2023 19h11
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15524392/original/open-uri20230427-18-1ivdd3d?1682622806
©Divulgação/Memorial de Guerra Australiano
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O navio SS Montevideo Maru era uma embarcação militar japonesa que afundou durante a Segunda Guerra Mundial e levou para o fundo do Mar da China Meridional mais de 1000 prisioneiros de guerra aliados. Agora, o navio foi descoberto na China, depois de ter afundado há mais de 80 anos.

Afundado por torpedos de um submarino dos Estados Unidos que não sabia que a embarcação levava prisioneiros, o Montevideo Maru foi ao fundo do mar em 1942. Muitos dos prisioneiros eram australianos, e esse é, até hoje, o incidente marítimo mais fatal da história da Austrália.

Após cinco anos de trabalho e esforço, o navio foi encontrado por uma embarcação de busca em abril de 2023. Algumas das pessoas envolvidas na busca são descendentes das pessoas vitimadas no naufrágio.

Encontrando o navio

A ONG Silentworld Foundation, que trabalha com arqueologia marítima, coordenou a expedição de busca ao SS Montevideo Maru, com auxílio do Departamento de Defesa da Austrália, da empresa holandesa Fugro, que providenciou o navio e o equipamento de busca e da Sociedade Rabaul e Montevideo Maru, que mantém um memorial para as vítimas do naufrágio do navio.

Segundo o site de divulgação científica LiveScience, o navio foi encontrado usando um sonar de múltiplos feixes, que cria um mapa detalhado do solo oceânico da região. No dia 18 de abril, a equipe encontrou o SS Montevideo Maru afundado 4000 metros abaixo da superfície, em uma parte do Mar da China Meridional que fica sob o controle das Filipinas.

Eles conseguiram comprovar que aquele era o navio procurado ao comparar os dados do sonar com as plantas da embarcação. 1.054 prisioneiros de guerra dos japoneses morreram quando o barco afundou em junho de 1942. Cerca de 850 militares australianos estavam entre os tripulantes do barco, além de um grupo de marinheiros noruegueses e mais de 200 civis de 14 países diferentes.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também