O que significam as misteriosas estátuas satíricas de Donald Trump?
Aventuras Na História
A poucos dias das eleições americanas, uma série de estátuas satíricas de Donald Trump, ex-presidente e candidato republicano, surgiu em importantes cidades dos Estados Unidos. Entre os locais escolhidos está a Pensilvânia, um dos estados-pêndulo que pode decidir o futuro da eleição.
As esculturas fazem referências irônicas a momentos polêmicos da trajetória política de Trump, incluindo a invasão do Capitólio e as acusações de assédio que marcaram sua carreira.
As estátuas
A primeira estátua de bronze, descrita como tendo um odor incomum, apareceu no parque National Mall em Washington, D.C., na última quinta-feira, 24. Segundo o Daily Mail, a obra, intitulada 'The Resolute Desk' ("A Mesa Resoluta"), é uma réplica da mesa da ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi.
Entre os itens representados, destacam-se um telefone, post-its, pastas e uma pilha de fezes no centro da mesa, como uma crítica direta aos acontecimentos do ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
Uma placa próxima à escultura “homenageia” os “homens e mulheres” que participaram da invasão, destacando que muitos foram referidos por Trump como “patriotas inacreditáveis” e “guerreiros”.
Quatro dias depois, uma nova estátua foi instalada a 800 metros da primeira, na Freedom Plaza. Com cerca de 2,4 metros de altura, a escultura chamada 'The Everlasting Flame of Donald J. Trump' (“A Chama Duradoura de Donald J. Trump”) faz alusão ao protesto de extrema-direita em Charlottesville, Virgínia, em 2017.
Durante o episódio infame, que reuniu grupos neonazistas e supremacistas brancos, uma mulher foi morta e 19 pessoas ficaram feridas. Na época, Trump foi criticado por sua resposta ambígua, que não condenou diretamente os manifestantes.
Segundo o Daily Mail, as obras foram criadas pela artista Julia Jimenez e receberam permissão do Serviço de Parques Nacionais para serem exibidas até a quarta-feira antes das eleições, com um prazo estendido até o dia 6, um dia após a votação.
Outras esculturas satíricas surgiram em Portland, Oregon, e na Filadélfia, todas próximas a estátuas de mulheres nuas.
Uma dessas representa Trump em bronze fazendo um gesto obsceno com a mão, em referência a um áudio polêmico de 2016, no qual o ex-presidente faz comentários vulgares sobre mulheres, dizendo que, por ser uma estrela, podia “fazer qualquer coisa”.
Em outra escultura na Filadélfia, intitulada 'In Honor of a Lifetime of Sexual Abuses' (“Em Homenagem a Uma Vida de Abusos Sexuais”), uma placa exibe trechos dessa mesma conversa ofensiva.