Obras do Centro Presidencial Obama são interrompidas após achado de símbolo racista
Aventuras Na História
A construção do chamado Centro Presidencial Barack Obama, cujo terreno das obras está localizado em Chicago, nos Estados Unidos, foi interrompida na última sexta-feira, 11. O motivo teria sido a descoberta de uma forca, provavelmente deixada no local durante a madrugada, quando não havia trabalhadores, sendo um símbolo de violência racial no país.
A Lakeside Alliance, uma aliança de empresários afro-americanos que investem no projeto, anunciou a interrupção para investigar a origem do artefato: "Estamos horrorizados de que isto tenha acontecido em nosso projeto e oferecemos 100 mil dólares de recompensa para encontrar o ou os responsáveis", comunicou.
A corda em forma de forca é uma referência aos linchamentos de negros durante o final do século 19 e início do século 20 no país, quando a segregação ainda era declarada. O local da construção, no entanto, é no bairro onde Obama, primeiro presidente negro dos EUA, iniciou sua jornada política.
Centro presidencial
O local receberá um museu dedicado à carreira do ex-ocupante do cargo máximo do país com uma biblioteca, salas de auta, quadras e até área para jogos. Está sendo executado desde agosto do ano passado, às margens do lago Michigan, no bairro pobre de South Side, onde o político começou sua carreira como ativista e conheceu Michelle, que posteriormente seria sua primeira-dama.