Operador de escavadeira quase explode bomba da Segunda Guerra em ferrovia alemã
Aventuras Na História
A descoberta de uma bomba confeccionada durante a Segunda Guerra Mundial na última sexta-feira, 3, próximo a uma linha férrea na cidade de Rastatt, no sul da Alemanha, obrigou a paralização de atividades ferroviárias entre o país germânico em importante ponto de transporte para a cidade suíça de Basel, além de resultar na evacuação de 5 mil pessoas na região.
O artefato não foi incorretamente destruído por pouco; próximo de trilhos, um motorista de escavadeira realizava seu trabalho quando desconfiou que um pesado item, de 80 centímetros, era semelhante a um explosivo. Assim que constatado, o tráfego local foi interrompido, afetando também transportes ferroviários com destinos finais em Stuttgart, na Alemanha, e Paris, na França.
Com impressionante 250 quilos, os especialistas que tiveram contato com a bomba concluíram que seu estado de deterioração colocava a área em perigo e impossibilitava sua locomoção, obrigando a detonação, de forma controlada, no local onde foi encontrada, fato que se confirmou na mesma noite, como noticiou o portal G1.
Evacuação local
A área onde a evacuação foi obrigatória abrangeu o raio de 1 km ao redor do artefato de guerra, afetando aproximadamente 5 mil moradores, que puderam ser alojados em abrigos improvisados em ginásios, longe da área. A linha férrea, por sua vez, deve ser liberada para funcionamento regular ainda neste fim de semana.