Ponte do século XV desaba na Espanha após fortes chuvas

Aventuras Na História






A cheia do rio Tejo provocou o desabamento de parte de uma ponte histórica em Talavera de la Reina, na província de Toledo, Espanha, na noite de sábado, 22. Imagens do momento em que os arcos desmoronam viralizaram nas redes sociais.
A ponte foi construída no final do século XV sobre uma base da época romana, sendo um importante símbolo da cidade e utilizada diariamente por centenas de pessoas.
Em publicação no X, o prefeito José Julián Gregorio disse que Talavera sofreu “uma desgraça patrimonial e sentimental”. Segundo ele, os moradores da cidade “estão muito consternados".
Esta noite é um dia terrível para a história de Talavera. Nossa ponte antiga ou ‘romana’ acabou de ruir parcialmente. Uma enchente terrível para a cidade. Graças a Deus fechamos para acesso público. Hoje meu coração como prefeito sofre com essa perda de patrimônio”, declarou.
Chuvas
As chuvas intensas da última semana elevaram o nível dos rios em várias regiões da Espanha. Gregorio afirmou que o fluxo de água continua forte, mas garantiu que medidas estão sendo adotadas para proteger a população.
Ele também ressaltou a resiliência de Talavera diante de adversidades. “Esta cidade sempre soube se reerguer. Faremos isso novamente, porque já superamos guerras, inundações e abandono, reconstruindo-nos com mais força e dignidade”, afirmou.
Desde a semana passada, a cidade ativou um protocolo de emergência para lidar com os impactos da cheia do Tejo. A tempestade Laurence, antes de atingir o centro da Espanha, deixou três mortos e um desaparecido na Andaluzia, no sul do país. No sábado, três alpinistas perderam a vida ao cair no pico de Moncayo, no nordeste, durante condições climáticas extremas.
Neste domingo, 23, dez das 19 comunidades autônomas espanholas estavam sob alerta laranja e amarelo devido a chuvas intensas, nevascas, ventos fortes e ondas altas ao longo do litoral.


