Prefeito de Nova York cita Mein Kampf, erroneamente, para atacar rival democrata

Aventuras Na História






Na tarde da última segunda-feira, 17, o prefeito de Nova York, Eric Adams participou de um comício no Brooklyn, onde citou bizarramente o livro Mein Kampf, escrito por Adolf Hitler, para criticar rivais que pediam por sua renúncia — em meio ao caos que se espalha sua administração.
Na oportunidade, Adams fez um discurso para um grupo de 50 apoiadores na Catedral de Rehoboth, na MacDougal Street. Entre suas falas, ele fez uma crítica ao seu possível sucessor, o advogado público Jumaane Williams — que assumiria o cargo de prefeito se ele abdicasse de seu posto.
"Ainda não sei o que ele faz, porque é difícil realmente servir a cidade quando você acorda ao meio-dia", disse o prefeito sobre Williams. "Se eu renunciar, o defensor público se torna o prefeito. Então você consegue imaginar entregar a cidade a ele? Essa é a principal razão para não renunciar".
"Quando você não tem emprego, você pode sair por toda a cidade atirando pedras", ele continuou. "Eu amo esta cidade demais para vê-lo se tornar prefeito".
Discurso polêmico
O discurso foi feito em um evento com a presença de membros do clero que ofereceram palavras de apoio ao prefeito e até oraram ao seu redor. Durante seus comentários, ele também afirmou que, certa vez, ouviu Martin Luther King Jr. recitar uma citação do infame manifesto nazista de Hitler, Mein Kampf, que dizia algo como:
Se você contar uma mentira por tempo suficiente e alto o suficiente, as pessoas tenderão a acreditar que ela é verdade", repercute o NY Post.
"E é isso que vocês estão vendo aí, agora mesmo: um 'Mein Kampf' moderno", disse o prefeito aos seus apoiadores, parecendo sugerir que estava sendo perseguido por mentirosos.
A citação apócrifa, que possui diversas variações, não é da biografia escrita pelo ditador, vale ressaltar, mas sim frequentemente atribuída ao ministro da propaganda nazista Joseph Goebbels.


