Urso ucraniano que sofreu trauma pela guerra receberá um novo lar
Aventuras Na História
Após sofrer traumas em um zoológico na Ucrânia, um urso negro asiático chamado Yampil será adotado por um santuário na Escócia. Conforme as redes sociais de um centro de resgate ucraniano, em outubro de 2022, alguns soldados foram a um zoológico abandonado em uma área de ocupação russa, na aldeia de Yampil, Donetsk, e descobriram que grande maioria dos animais que estavam lá, cerca de 200, foram mortos.
Dentre os animais que se encontravam no local, um dos sobreviventes foi um urso de 12 anos, que estava ferido. Ele sofreu uma concussão, que se deu quando uma bomba explodiu próxima a sua jaula, conforme informou o Zoológico Five Sisters, na Escócia, por meio de um comunicado.
Segundo repercutiu a CNN Brasil, o urso chegará em sua nova casa, em Edimburgo, somente no começo do próximo ano. Vale destacar que, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, além de matar e deslocar pessoas, fez o mesmo com os animais.
Outros detalhes
Para a CNN, o veterinário-chefe do Five Sisters, Romain Pizzi, comentou:
Guerra e conflito… são coisas horríveis e muito traumáticas para as pessoas. Muitas vezes esquecemos que isso também é traumático para os animais”.
Além disso, sobre o urso, Romain disse: “Queremos ter certeza de que o que construímos para ele como um santuário na (…) Escócia atenderá às suas necessidades e elas serão específicas para ele, dependendo do trauma pelo qual ele passou e dos comportamentos inadequados que ele possa ter desenvolvido daquela vez”.