Argentina adquire 24 caças F-16 da Dinamarca
ICARO Media Group TITAN
O presidente argentino Javier Milei e o ministro da Defesa Luis Petri anunciaram nesta terça-feira (16) a aquisição de 24 caças F-16 da Dinamarca. O contrato de compra foi assinado por Petri durante um evento na base aérea dinamarquesa de Skrydstrup. Milei participou do anúncio por videoconferência, devido à escalada do conflito no Oriente Médio, que o impediu de comparecer pessoalmente.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o ministro argentino destacou que a compra dos caças representa um marco para a defesa do país e fortalecerá a Força Aérea argentina na preservação de sua soberania e liberdade. Milei também ressaltou que o sucesso dessa aquisição se deve ao seu gabinete "talentoso e competente".
Segundo informações do jornal Clarín, as aeronaves militares deverão ser entregues à Argentina até o final deste ano ou, no máximo, em 2025. Embora o valor da transação não tenha sido divulgado oficialmente, o periódico La Nación reportou que a compra custou aproximadamente US$ 650 milhões.
Com a compra dos caças F-16, de fabricação dos Estados Unidos e operados pela Dinamarca, o governo argentino descartou a possibilidade de adquirir caças JF-17 da China. Essa decisão representa um afastamento da China, já que a aquisição dos equipamentos chineses era uma das exigências apresentadas em resposta à suspensão do crédito de US$ 6,5 bilhões concedido à Argentina por meio de swap cambial em dezembro de 2023.