Avião da FAB resgata 229 brasileiros do Líbano em missão de retirada
ICARO Media Group TITAN
Um avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou do aeroporto de Beirute no Líbano às 13h18 (horário de Brasília) deste sábado, iniciando uma missão de resgate de brasileiros que estavam no país. A bordo da aeronave estavam 229 cidadãos brasileiros, juntamente com 3 animais de estimação, que deixaram o Líbano com destino a São Paulo. Uma parada técnica será feita em Lisboa, em Portugal, para abastecimento.
O Ministério da Defesa, a Força Aérea Brasileira e o Ministério das Relações Exteriores divulgaram uma nota conjunta anunciando a nova etapa da operação de retirada, denominada de "Raízes do Cedro".
Estima-se que cerca de 20 mil brasileiros residam no Líbano, sendo que aproximadamente 3 mil manifestaram o desejo de deixar o país devido à situação atual. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) pretende repatriar até 500 pessoas por semana, num esforço de auxiliar os brasileiros que desejam deixar o território libanês.
A operação de resgate é parte dos esforços do Governo Federal em trazer os brasileiros de volta ao país, em meio à instabilidade vivida no Líbano. O presidente Lula irá receber os resgatados, que têm previsão de chegada na manhã do domingo, em São Paulo.