Cessar-fogo entra em vigor em Gaza
ICARO Media Group TITAN
O grupo Hamas comunicou a Israel os nomes das três reféns que serão libertadas neste domingo (19). Israel confirmou que recebeu a lista e que o cessar-fogo iniciaria às 11h15 (horário local), três horas após o horário previsto. A divulgação ocorreu após uma série de ataques de Israel a Gaza, devido à falta do envio dos nomes das reféns — Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher —, causando atraso no início do cessar-fogo, originalmente marcado para as 8h30.
De acordo com o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), Daniel Hagari, o acordo para o cessar-fogo só entraria em vigor com a divulgação da lista de reféns. As FDI continuaram os ataques em Gaza até que o Hamas cumprisse suas obrigações. Até o momento, o serviço de emergência palestino relatou a morte de dezenove pessoas e pelo menos 36 feridos após os ataques de Israel.
O Hamas justificou o atraso na divulgação da lista de reféns devido a "falhas técnicas", afirmando que o problema ocorreu antes do início do cessar-fogo. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reiterou que não haveria trégua até receber a lista dos reféns do Hamas.
À medida que a situação se desenrolava, as forças israelenses foram avistadas deixando a região de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em direção ao corredor de Filadélfia, na fronteira entre Egito e Gaza. Enquanto isso, palestinos deslocados buscavam retornar às suas residências após o anúncio do cessar-fogo. A expectativa é que o cessar-fogo se desenvolva em etapas, com a libertação progressiva de reféns e negociações para um possível fim do conflito.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .