Home
Notícias
Horário de verão não será implementado em 2024
Notícias

Horário de verão não será implementado em 2024

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
16/10/2024 18h11
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16373281/original/open-uri20241016-60-1cqfdiw?1729103843
©Fernando Frazão/Agência Brasil
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou nesta quarta-feira que o governo brasileiro não irá estabelecer o horário de verão em 2024. A decisão foi baseada em novos estudos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que indicaram que a segurança energética está assegurada para o próximo verão. Em declaração aos jornalistas, Silveira enfatizou que a política do horário de verão passou a ser considerada como uma opção a ser avaliada em tempos de crise energética, ressaltando que a possibilidade de sua implementação em 2025 ainda está em discussão.

A proposta de retorno do horário de verão este ano foi mencionada por Alexandre Silveira devido à situação de seca, porém, a questão perdeu força com o início do período chuvoso e as preocupações de setores como empresas aéreas. Setores da economia, como turismo, bares e restaurantes, mostraram divisão de opiniões em relação ao horário de verão. Enquanto uns defendiam sua volta, outros temiam aumento de custos.

O ministro Silveira argumentou que a reintrodução do horário de verão poderia contribuir para aliviar o sistema em um momento crítico de geração energética devido à seca e ao aumento do consumo nos horários de pico, que ocorrem no meio da tarde.

Dada a não implantação do horário de verão, o Ministério de Minas e Energia solicitou estudos ao ONS para identificar alternativas que compensem a potencial economia causada pela medida, estimada em R$ 400 milhões.  O horário de verão foi abolido em 2019 durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também