Ministério da Agricultura desclassifica 14 marcas de café por impurezas
ICARO Media Group TITAN
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta sexta-feira (28/06) que desclassificou 14 marcas de café torrado por conterem matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido por lei. A descoberta foi realizada durante a Operação Valoriza, que ocorreu entre os dias 18 e 28 de março de 2024.
Após coletar 168 amostras de café em todo o país, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária coordenou as análises que resultaram na desclassificação das marcas. De acordo com o comunicado, os produtos são considerados impróprios para consumo e devem ser retirados do mercado pelas empresas responsáveis.
Diante do risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação dos produtos, o Mapa orienta aos consumidores que tenham adquirido esses cafés a não consumi-los e solicitar a substituição nos moldes determinados pelo Código de Defesa do Consumidor.
As marcas desclassificadas não podem ser comercializadas, estando sujeitas a multas e investigações. Confira a lista dos produtos divulgada pelo Mapa:
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .